A vida é bela

ACHO que todos devemos viver sem medo de ser feliz. Mais: assumir a idade, em qualquer estação. Anotei uma frase, não sei o nome do autor, que adoro: “Ninguém envelhece apenas por viver vários anos. Nós envelhecemos abandonando nossos ideais. Os anos podem enrugar a pele, mas desistir do entusiasmo enruga a alma”.

Não precisamos de nenhuma fantasia para disfarçar o envelhecimento. Sem essa de ficar rindo como Coringa ou com a cara Frankstein. Não há razão para inconformismo. Revolta contra Deus? Ora, a vida é linda e única. Vibro com o que disse Vinicius de Moraes (citado pelo papa): “Cuidado! A vida é boa para valer. E não se engane não, tem uma só. Duas mesmo que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão em cartório do céu assinada embaixo: Deus. E com firma reconhecida. A vida não é brincadeira, amigo”.

Sou de opinião que realmente precisamos saber envelhecer, raspar o cororó da panela da vida, mas sem perder a ternura e a dignidade jamais. Mais devemos envelhecer sem envilecer. Nunca encucar, deixar a vida nos levar.

Sem esquecer o conselho de Dom Hélder:

“Se sentirem que os anos passam, e a mocidade de vai, peçam a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça de envelhecer como os vinhos envelhecem - tornando-se melhores - e, sobretudo, a graça de, envelhecendo, não azedar, não virar vinagre”.

A vida é bela. E priu. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/02/2024
Código do texto: T7989615
Classificação de conteúdo: seguro