Minha experiência com Deus

Ora, quando me perguntam se acredito em Deus, eu poderia responder de maneira mais ou menos científica, filosófica ou mística:

— Eu vejo Deus na grandiosidade do universo, pois se a razão nos diz que todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente deve possuir uma causa inteligente. Deus é assim a Inteligência Suprema, causa primeira do universo. Esta é uma das tarefas primordiais da ciência, estudar os efeitos dos chamados fenômenos naturais para tentar determinar suas causas.

Eu vejo Deus no desabrochar de uma flor, no nascimento e no sorriso de uma criança, pois a vida é o milagre Divino.

Vejo-O no amor incondicional de uma mãe e nos laços sinceros de amizade. O amor é obra de Deus, enquanto o mal não passa de obra do orgulho, do egoísmo e da ignorância dos homens. Quando a humanidade realmente o quiser, o mal será banido da face da Terra, até lá ela continuará sofrendo os efeitos do mal que pratica.

Sinto o Criador de toda a minha alma e de todo o meu coração. Deus fala comigo por meio da intuição. A prece dirigida a Ele acalma meu espírito, antes tão inquieto.

Eu escuto Deus nos lindos sons da natureza e nos belos acordes de uma canção. Alguém poderá cogitar acertadamente que as artes são obra do homem, sim, mas de onde vem a inspiração? A inspiração que provém do Altíssimo é aquela que eleva nossos sentimentos ao plano das edificações em favor do bem da humanidade.

Eu vejo Deus no ateu, que como filho rebelde e desavisado, questiona, por sua falta de maturidade e conhecimento, as decisões do pai por não as compreender. Isto não muda o amor de um pai por seu filho e tampouco abala a sua fé nele.

Eu não vejo Deus nos semblantes dos adoradores fanáticos, semelhantes a uma figueira seca que não produz frutos ou no proceder de religiosos hipócritas e maus, que perseguem e difamam todos aqueles que não rezem pela sua cartilha. Ora, se Deus é amor não pode ser ao mesmo tempo intolerância.

Eu não vejo Deus num Céu distante: vejo-O, sinto-O e ouço-O em toda parte.

Eu poderia responder ao meu questionador dentro destas premissas, no entanto, talvez a melhor resposta, sem a pretensão de convencer, seja simplesmente dizer: acredito em Deus porque Ele crê no meu potencial mais do que eu mesmo. A gente se acha tão pequenos, e de fato o somos, que pensamos que nunca iremos crescer.