És Livre!?

Você já refletiu literalmente sobre o conceito de liberdade? Pergunto-me: somos realmente livres? Imagine-nos, meros mortais, transitando por este plano, detentores de liberdade física. Cada indivíduo seguiria suas próprias regras de conduta, morais, religiosas e sociais. Seria isso uma utopia? Certamente não, seria uma Torre de Babel! Podemos afirmar que, literalmente falando, a liberdade só existiria metaforicamente. Prisões, afinal, existem apenas para o corpo. O conceito de liberdade, então, pertence à nossa consciência, um domínio onde ninguém pode nos aprisionar ou penetrar em nossos pensamentos.

Então surge a verdadeira prisão: somos doutrinados ao senso comum, concordamos com atos e morais que vão contra nossa índole e ideologia. Seguimos como um rebanho em direção ao incerto, não por escolha própria, mas pelo simples fato de que se um vai, todos irão. E, por mais que se tente refutar, não existem argumentos para quem segue seus instintos. Afinal, outros milhares seguirão pelo mesmo caminho. Assim, percebemos vários rebanhos indo em direções diversas, todos domesticados e doutrinados. Tornamo-nos novamente escravos e prisioneiros da vontade alheia.

A única maneira de se tornar verdadeiramente livre é isolar-se da sociedade e viver como um eremita em algum lugar ermo da terra. Entretanto, essa busca solitária pela liberdade é um caminho difícil. Para atingir a verdadeira liberdade, é necessário que quebremos os dogmas, deixemos de ser reativos e nos unamos a outros pensadores livres para abrir mentes aprisionadas na caverna e enxergar o mundo como ele realmente é. O conhecimento, e somente ele, é a chave para a liberdade.