Senhor da Razão

DIZIA o saudoso profeta Cazuza que o tempo não para. Já São Paulo afirmava que o tempo é o senhor da razão. Concordo com os dois. O tempo é o relógio da vida que ninguém consegue parar. Como ele passa depressa, gente.

O interessante é que na aurora da vida (infância e adolescência) nós achávamos que ele demorava a passar, mas na terceira idade achamos que ele voa tão veloz que nem tíquete da NASA.

Como todo coroa enfadado curto o passado e presente confundindo as épocas e usando a expressão “parece que foi ontem”, quando comparo o hoje com acontecimentos vividos há 20, 30 e até 40 anos atrás.

Há, infelizmente, uma parte dos mais adentrados nos anos que dão um quarto ao diabo para parecer jovens: pintam os cabelos, chegam a fazer plásticas. Se vestem como jovens e inclusive imitam o vocabulário da juventude, se fantasiam e alguns usam até pulseirinhas e outros badulaques. Não é o meu caso, graças a Deus, continuo um matuto do tempo do ronca. Agora algo insisto mesmo em cumprir: envelhecer sem envilecer. Digo o conselho de Dom Helder, devemos envelhecer como os bons vinhos, tornando-nos melhores, sem azedar, sem virar vinagre.

No mais acho que não devemos encucar com o correr da vida. Sempre lembro o que disse o escritor russo Turgueniev: “O tempo que frequentemente voa como um pássaro, arrasta-se outras vezes que nem uma tartaruga; mas nunca parece tão agradável quando não sabemos se ele anda rápido ou devagar”. Vida que segue. paz e Bem. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/01/2024
Código do texto: T7985886
Classificação de conteúdo: seguro