CADA ÉPOCA, COM SUA PECULIAR IGNORÂNCIA!

“E Jesus, no seu último momento, olhando para a multidão enfurecida, ainda assim, obtemperou: ‘PAI PERDOAI!”

=====================================================================

Quando da minha “distante” juventude, havia um conhecido que vez ou outra, ostentava uma camiseta, com alguns dizeres, que eu, na ocasião, achava muito engraçada, pois, não conhecia e nem compreendia profundamente o seu significado. Ou ainda melhor: por achar que sabia o seu significado, ria, às escâncaras!

Eis a frase, o motivo da piada (para mim) à época: “prefiro ser um bêbado conhecido, do que um alcoólico anônimo!”

Ele, o meu conhecido, bebedor inveterado, pertencente a outra classe social, achava um absurdo um indivíduo ser um alcoólico anônimo (ou seja , pertencente a um órgão ou organismo que procura evitar justamente que um sujeito, seja um “pateta social!”), quando poderia ser muito bem, um “apreciador contumaz de alcoólico” conhecido e ser feliz bebendo e causando...

E eu , na ocasião, ainda bebedor esporádico, não sabia de algumas verdades que me fariam “arrepiar” de medo, quando conhecesse a verdade toda...

Não imaginava eu, que fazia parte da multidão enfurecida, que zombara do profeta, enquanto ele se esforçava para pedir a Deus, que ainda “não desse cabo” daquela horda de pecadores, que naquele momento , o assassinavam... (executavam o filho de Deus).

Deveria haver naquele “bando” todo, um ou outro que não concordava com tal barbárie... assim, como deveria existir também, muitas pessoas de bom senso, que não achavam nada engraçado, os dizeres daquela estúpida frase... e que sabiam antecipadamente, coisas que eu até então, junto com o protagonista, ignorávamos completamente: O ALCOOLISMO É UMA DOENÇA... É PROGRESSIVA... E FATAL SE NÃO FOR TRATADA A TEMPO!

E mesmo na ocasião, os defensores daquele cidadão que quer mudar de vida, já havia salvado milhares e milhares de vidas no mundo inteiro e evitado que famílias se destruíssem, que senhores respeitáveis fossem ter na sarjeta, que mulheres bonitas e recatadas, virassem simples prostitutas, quando a doença se instalasse profundamente, no centro do seu ser e dominasse para sempre sua alma...

E eu morria de rir... e os Fariseus, felizes por haverem derrotado o Cristo, também riam às escâncaras... a dúvida nesse e naquele caso, era somente uma: QUEM IRIA PARA O INFERNO PRIMEIRO?!

Por fim, cada povo com seu período de obscuridade e ignorância, que com o passar dos anos, aos poucos, o esclarecimento e a verdade, vai modificando!

Talvez não tenha jeito reconsiderar o crime praticado contra o filho de Deus, porém, quanto ao ALCOOLISMO, pode ser detido sim, desde que seguidas algumas práticas, que o meu conhecido e eu, à época, ignorávamos...