NÃO É TRANSMIGRAÇÃO(1) NÃO SERIA REENCARNÇÃO(2), CIDADÃO?!

Por conta de uma recente polêmica, envolvendo o nome do padre JULIO LANCELOTTI, e tendo sido usadas as mais díspares teorias para justificar suas ações, um “internauta”, ferrenho defensor de todas as atitudes do clérigo, irrestritamente, teve a “brilhante” ideia de dizer, que depois de tanta bondade, o padre, seria nada mais nada menos que a própria Reencarnação de FRANCISCO DE ASSIS (3), o santo de ASSIS. (E não houve ninguém dentre os assistentes, para simplesmente dizer: “menos, menos um pouco ainda, pois não?!”)

Um outro para justificar, digamos assim, “algumas possíveis falhas” , no caráter do religioso, disse lá que não importa o que a pessoa faça se ela é boa para os pobres e mata a fome dos necessitados... (Pode tudo... será?)

Em parte, esse outro tem uma certa razão, mas, convenhamos que o CARÁTER, o MORAL do indivíduo é o que o define no final, como ser humano mortal, falho , imoral ou com um “santo ser, espiritual!”

Porque, no fim das contas, conhecendo bem o ser humano, afinal, é possível que algumas práticas de caridade, em prol dos pobres , no final, sejam apenas justificativas para acobertar um grande mal... moral!

Porém, comparar o senhor padre, com Francisco de Assis, um ser totalmente espiritualizado, desprendido, humanizado, que renunciou a tudo pela mais perfeita prática espiritual das atitudes do CRISTO, é desconhecer completamente qual o significado da “estadia” de um espírito santo, nessa Terra, onde ainda reina o egoísmo e o mal! E desconhecer o que é METEMPSICOSE e REENCARNAÇÃO!

Ou seja, para pelo menos pleitear, desejar e ansiar pela “coroa da santidade”, exigiria-se um pouco mais que a simples doação de sopa quente aos necessitados, caminhar lado a lado com os desvalidos e tal, se no fundo do coração, ainda existe uma “mancha”, uma mácula, de qualquer matiz, inclusive a sexual!

Comparar o esforçado padre, ao Santo de Assis, é não se ter noção e nem fazer ideia, do que vem a ser a EVOLUÇÃO ESPIRITUAL!

Na concepção daquela pessoa, doou um pouco de comida ao necessitado, é santo... faz todo o diferencial.

Porém, a coisa não é bem assim! Porque, estaria se falando de uma possível volta de um santo a vida atual e se assim o fosse, ele estaria em toda sua forma imortal. Com sua moral e com toda sua conquista espiritual!

Porém, a mais ligeira “olhada” nas atitudes de Francisco, desde à época mesmo, já se poderia ver, a sua enorme grandeza moral, quando renunciou a absolutamente tudo, desde bens materiais , até o “amor de sua vida, Clara”, em nome do Cristo e da prática do bem inabitual!

Além do mais, hoje em dia, quem se coloca em evidência entre os seres, deve prestar muita atenção nessas “câmeras” indiscretas, que filmam tudo, que mostram tudo e não escondem nada... mas, quem se propõe a trilhar essa nobre estrada, não deve e nem tem que temer essa ou aquela intriga, determinada!

Mesmo porque uma prática em particular, qualquer que seja, deve ensejar a somatória do todo, que forma o comportamento do homem e dos santos. Assim como foi a vida de PAULO DE TARSO, depois de renunciar as práticas mundanas, a de SANTO AGOSTINHO (ÍDEM), a de JOÃO , O EVANGELISTA (Este, toda a vida), a de PEDRO (após superar suas fraquezas), a de JOANA D’ARC, etc., e tantos outros!

Em suma, exemplo de vida, em toda sua plenitude, para justificar essa ou aquela atitude, deve ter como “pano de fundo” ainda, um amor irrestrito as mais perfeitas práticas do cristianismo e renúncia as fraquezas de caráter!

==================================================================

- (1) TRANSMIGRAÇÃO (METEMPSICOSE): é uma doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito, de onde mais tarde Pitágoras a importou para a Grécia e segundo a qual, a alma humana, retornaria a vida em um corpo de um animal qualquer.

- (2) REENCARNAÇÃO: Doutrina segundo a qual, a alma humana retorna a outra (e outra) existência corporal, NUNCA , no entanto, como animal. (“Só com duas pernas!”).

- (3) FRANCISCO DE ASSIS: foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Nascimento: Assis, Itália. Falecimento: 3 de outubro de 1226, Assis, Itália. Pais: Pica de Bourlemont, Pietro di Bernardone.

----------------------------------------