PALACIO DOS BANDEIRANTES - Séde do Governo Paulista

Está chegando o Aniversário de São Paulo, e assim sendo, vamos conhecer um pouco da História de Sampa,

falando sobre a séde do Governo Paulista.

Ósculos e amplexos,

Marcial

PALACIO DOS BANDEIRANTES, séde do Governo Paulista

Marcial Salaverry

Vamos recordar um pouco, falando sobre a romântica antiga séde do Governo de São Paulo, um vetusto casarão no Bairro dos Campos Elíseos, que então era um dos pontos mais elegantes de São Paulo, com seus casarões seculares, habitados inicialmente pelos barões do café, e a seguir pelos capitães de indústria que comandavam os destinos econômicos do Estado e do País.

Quando começou a decadência do Bairro, e os "Donos da Economia" começaram a se transferir para os Jardins, e outros bairros mais charmosos, começaram a pensar onde erguer o Palácio do Governo, pois os Campos Elíseos começava a se transformar num bairro essencialmente popular, e a proximidade com a massa popular, poderia facilitar quaisquer ações eventuais contra o Governo. Precisavam encontrar um local onde o Governo pudesse ser exercido com privacidade, longe de pressões mais fortes. Mas onde?

O local escolhido foi o então Morro do Morumbi, que era uma autêntica reserva florestal dentro da cidade, local predileto para jovens aventureiros para passeios ciclísticos, e para trilhas de aventuras. Corria o início dos anos 50. Para sorte dos que se dispuseram a essa aventura de desbravar as matas do Morumbi, não existia o IBAMA, senão eles teriam sérios problemas para levar adiante a empreitada.

Para facilitar o "desbravamento" daquela região, o Governo doou ao São Paulo Futebol Clube, uma imensa área para que fosse construída sua séde social. Paralelamente ao Palácio dos Bandeirantes, foi erguido o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Morumbi, local de todos os jogos decisivos de nossos Campeonatos. Quem vê hoje a magnitude desses dois empreendimentos, não calcula a luta que foram os primeiros tempos, pois o acesso aos locais era bem difícil.

Quem vê hoje, o Morumbi, intensamente povoado, sem mais nenhuma área verde (apenas os jardins das residências), não faz ideia da beleza que eram suas matas verdejantes, e como era gostoso passear por lá, principalmente para os amantes do ciclismo. Eis aqui uma visão do Palácio dos Bandeirantes, onde são decididos os destinos do Estado de São Paulo, que poderá ser bem ou mal dirigido, dependendo sempre de quem estará à testa do Governo. Na história de sua construção, vai um grande pedaço da história desta São Paulo que nunca para de crescer...

Parabenizando Sampa, desejo à megalópole, e a todos que nela vivem e dela gostam, que possam viver UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 24/01/2024
Código do texto: T7983489
Classificação de conteúdo: seguro