COMO O PROFESSOR SE CONGRAÇOU COM CRISTO

Das figuras mais sisudas que conheci, foi, sem dúvida, a do Professor Vitorino Nemésio. Suas eloquentes palestras, interessantíssimas, pecavam, quase sempre, pelo rebuscado da frase, que o tornavam, muitas vezes, para os menos versados, incompreensível.

Isso não o impediu de se tornar popular, graças à simpatia, e principalmente à TV.

Certo dia o nosso Maestro João Nobre assistia a uma aula de Vitorino Nemésio, e tomado pelo sono e pela aridez, como o professor tratava a matéria, resolveu levantar-se e sair.

Ia a dirigir-se para a porta, quando o mestre o interroga, em tom de censura:

- Então vai sair?!

A que João Nobre respondeu com toda a franqueza:

- Não aguento mais… O Sr. Professor é um grande maçador!

No dia imediato, refletindo na atitude, o maestro receou ser repreendido, e não teve coragem de enfrentar o professor.

Decorrido dias, como nada lhe dissessem, nem corresse atoarda, entre os estudantes, compareceu, novamente às aulas.

Sentou-se e ficou muito quietinho, de cabeça inclinada, a escutar o mestre.

De súbito, Vitorino Nemésio, interrompe a exposição e voltando-se para o aluno que abandonara a sala tão inesperadamente, disse:

-Pensei no que falou e conclui que tem razão. Vou tentar ser menos pesado.

Era assim Vitorino Nemésio.

Não será necessário dizer, aos leitores portugueses, quem era o intelectual, já que é sobejamente conhecido; mas como a crónica aparecerá, também, na imprensa brasileira, vou reunir brevíssimos dados biográficos, deste eminente professor, que foi membro da loja maçónica” A Revolta”.

Nasceu nos Açores, na Praia da Vitória, em 19-12-1901. Foi Professor Catedrático da Universidade de Lisboa. Educado no seio da Igreja Católica, aos poucos afastou-se.da Fé. Tinha 21 anos de idade quando se tornou membro do cenáculo da loja maçónica.

Cursou Filologia Românica na Faculdade de Letras de Coimbra, com elevada classificação. Escreveu várias obras literárias. Foi o intelectual mais requisitado da sua época, e manteve, com sucesso, a rubrica: “Se bem me lembro…”, na RTP.

Numa quarta-feira da Semana - Santa de 1955, o Professor dirigiu-se ao reitor do Seminário, D. Manuel Almeida Trindade, depois Bispo de Aveiro, e durante três horas palestrou animadamente. No final, Vitorino Nemésio, abraçou-o. As lágrimas corriam-lhe pelo rosto, em catadupa.

O Catedrático, o conhecido intelectual, o “velho” republicano, o poeta famoso, abraçara definitivamente o cristianismo.

Vitorino Nemésio, que foi diretor do matutino “O Dia”, casou, em 1926, com Dona Gabriela Monjardim Azevedo Gomes e é pai de Georgina, Jorge, Manuel e Ana Paula.

Humberto Pinho da Silva
Enviado por Humberto Pinho da Silva em 18/01/2024
Código do texto: T7979212
Classificação de conteúdo: seguro