QUEM NÃO QUER?

Francisco de Paula Melo Aguiar

Quem não quer dinheiro, cesta básica, terreno em alto-mar, morar na lua, ir para o céu, bolsa família, bolsa escola, cotas para todas espécies visíveis e invisíveis?

De graça o povo aceita até injeção de sal na testa.

Existe mais gente na face da Terra que acredita em destino e sorte do que se pensa, porque acreditar na teoria da conspiração é mera indicação, discurso vazio e para ter conhecimento ou saber ou conhecimento científico, precisa estudar e estudar muito.

O que não falta é gente esperando todos os incentivos acima enumerados e muito mais, caindo do céu.

Assim espera que todos os seus problemas pessoais financeiros ou não, sejam resolvidos pelos governos.

Que interesse tem os governos e as classes dominantes, por exemplo, de fazer o filho ou a filha de quem quer que seja, médico, advogado, professor, engenheiro, etc?

Nenhum interesse, porque cada qual deve tomar posse e lutar para estudar de verdade, subir os degraus sociais e profissionais, e lá se fixar de verdade, porque se assim não for, a sociedade vai continuar vendo o que está vendo, o governo tentando implantar, por exemplo, o Novo Ensino Médio na escola pública, porém, paga por toda sociedade que paga impostos diretos e indiretos em todas suas atividades de comprar e de vender, sem choro e sem vela.

E a escola do governo federal, estadual e municipal é na realidade a que aí está, com raríssimas exceções e em poucos lugares deste país, ela é digna de aplausos.

Se o Brasil fizesse uma consulta via plebiscito para saber se a população queria ou não queria o regime escolar de tempo integral, teria uma grande surpresa no resultado, porque o desenho de escola de tempo que aí está, só Deus na causa.

Assim sendo: "eles não são loucos. Eles são treinados para acreditar, não para saber. A crença pode ser manipulada. Só o conhecimento é perigoso ", no dizer do pensamento do escritor norteamericano Frank Herbert .

Então, estudar ou não estudar é destino ou sorte?

E ou não tem nada haver com destino ou sorte?

E sim o "querer", levar a sério o Projeto de Vida pessoal de cada protagonista que é o próprio indivíduo ou aluno(a) livre para escolher o que quer ser, se técnico de nível médio, que é mão de obra barata ou fazer um curso superior em uma universidade famosa?

Em síntese, qual dos mortais do governo ou não da classe média quer que seus filhos apenas façam um curso técnico de nível médio e ponto final?

Enfim, "nunca tenha certeza de nada. A sabedoria começa com a dúvida", segundo nos ensina Freud.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 10/01/2024
Reeditado em 10/01/2024
Código do texto: T7973161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.