“A VERDADE (1) CLARA E CRISTALINA...”

E talvez um dia, não nos dias atuais, poderá se compreender a verdade, contida na simplicidade da frase: o crime não compensa!

Porque no fundo, muitos, se encontram perfeitamente bem colocados, praticando determinados delitos, não alcançados pelo vulgo, pelos “caminhos populares”, comumente seguidos, se desobedecidos: polícia, julgamento e cadeia!

Não, um olhar detidamente honesto e digno há sim, de supor e acreditar de maneira bastante contundente na profundidade da frase em questão!

Com certeza, ela não pode ser levada à cabo em sua mais clara acepção, porque afronta muitas autoridades, muitos políticos e muitos empresários, que não se enquadram, por exemplo, “nos praticantes dos crimes comuns”, não! Estão em outro patamar!

Por desdenharem o presente, não dão a mínima importância ao passado, tanto quanto nem levam em consideração o futuro! Porque tudo deve continuar como está. Razão pela qual, quando lá do fundo de seu ser, quando escutam falar de reprimenda futura, retaliação, “acerto de contas” ou cumprimento do pagamento dos pecados, se tornam inimigos ferrenhos de quem ou de qual tratado essas realidades foram tiradas e passadas adiante...

Por isso, para a grande maioria o seu grande empecilho para repensarem sobre seus atos e sobre si próprios, é justamente sua “maravilhosa” condição atual! Sim, onde tudo tende a lhe favorecer: família feliz, dinheiro no banco e saúde “para dar e vender!”

Sendo assim, como poderia um dia prevalecer a verdade para elas, se tudo que fazem da maneira que fazem, dá certo?!

Para que mudar? Por que fazer diferente de como o fez até agora? Não compensa... é o que pensam!

Então, os jovens lá do “fundão”, das periferias de São Paulo, do Amazonas, do Sul ou lá do extremo Nordeste, ficam bastante confusos, se alguém lhe disser que a simples ostentação, pela ostentação é estupidez! É perda de tempo e degradação!

Eles e muitos ainda não sabem ou se recusam a saber, que o crime, seja do colarinho branco, o “das baixas camadas” ou o cometido nas altas classes sociais, de maneira nenhuma, jamais vai prevalecer! Pode durar muitos anos! Décadas, séculos talvez, mas, um dia vai ter que se render e saber que a vida digna sempre, é aquela que de forma nenhuma o semelhante venha a ser prejudicado, sob qual forma for! Nem com a licitação fraudulenta, nem com o furto da polenta do mercado da esquina! Nem como eleito ao sonhado cargo pretendido! Nem com o fornecimento do material para o vício de algum pobre diabo, perdido em suas degradações morais!

-(1) “Conhecereis a verdade e a verdade, vos libertará!” (João – 8:32).