BRINCANDO DE PIQUE DE ESCONDER

BRINCANDO DE PIQUE DE ESCONDER

Quem já foi criança um dia, sabe muito bem do que se trata, brincar de pique de esconder, uma arte de enganar o inimigo, até que fosse encontrado, e tudo virava festa. Haviam os que se escondiam, e o grande caçador aguardava pelo sinal de ataque, o primeiro que fosse encontrado, seria o próximo a assumir o posto de caçador. Nesse período de recesso dos poderes na República das bananas, o caçador aqui é a figura do pobre brasileiro que fica na expectativa de encontrar os inimigos do País. Onde estarão a estas horas, e quando darão as caras ou serão descobertos? Pelo menos de um se tem notícia: descansa em sua exclusiva praia cercado de segurança por todos os lados, impedindo que seja incomodado, aliás, pobre coitado, nem se arrisca dar as caras, pois que, se o fizesse, tão logo seria achincalhado, melhor ficar no seu casulo. E quanto aos demais “senhores da república”, onde poderão ser encontrados? Com certeza, se deleitando às custas do dinheiro do povo, bem longe dos olhos de todos. Para os deputados senadores, em dois recessos por ano, curtem 55 dias sem qualquer preocupação com suas funções e sua gente. No STJ, os recessos acontecem de 3 a 31 julho, e outro período que vai de 20/12 a 06/01, quando retornam os funcionários, porém, os ministros só retornam em fevereiro. Como o ano de 2023 foi sui generis, a preocupação de todos brasileiros é quanto a economia do país: onde estará indo o nosso dinheiro? Só por curiosidade, quais seriam os destinos preferidos? É quando começam a brincar de pique de esconder, pois que o ano de 2023 foi o ano do derramamento de dinheiro para todo lado, visando proteger o “sistema político” implantado. Longe dos holofotes nesta hora, onde estariam? por acaso em Granada? um dos lugares exclusivos do mundo para milionários - um arquipélago perto da Venezuela, no Mar do Caribe. O hobby dos ricos é alugar uma ilha inteira para o seu lazer. Quem sabe, se estariam em Aspen, no Colorado, destino favorito para quem pratica o esporte preferido dos ricos: esqui. Talvez estariam em Porto Cervo, Itália, uma cidade-resort no norte da Sardenha, sendo o ponto preferido dos milionários na Itália. A temperatura média nunca baixa dos 13 graus, e chega aos 27 graus. Ou ainda, na Turquia, intersecção entre o Ocidente e o Oriente com muitas atrações de luxo. Os ricos que vão à Turquia costumam alugar um Gulet - um barco turco com três a doze quartos, dependendo do tamanho. Desta lista apontada pela BBC, restou Abu Dhabi - em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, as atrações turísticas incluem passeios em caminhonetes pelos desertos, almoço em tendas com beduínos, viagens de balão e jogos de polo em camelos. Agora é a nossa vez de caçador no pique de esconder, onde estariam escondidos nossos “heróis” da tragédia de 2023? Deixa pra lá! Nós temos o nosso jeito de ser feliz, mesmo depois de um ano para ser esquecido. Afinal, de tanto tentar esconder dos homens maus, acabamos sendo achados e cercados por todos os lados - quase não se pode falar, quase não se pode manifestar, mostrar a nossa cara ante a realidade do que já foi feito, e ainda, do que pode continuar fazendo. Nesse pique de esconder, vale tudo para não ser encontrado, até fugir do país com os bolsos cheios, desfrutar das benesses de um tempo de fartura para aqueles que tem a chave do cofre. Enquanto nada acontece, vamos brincando de pique esconde.