CRIME ORGANIZADO... ONDE?!(1)

Excetuando-se as Instituições e organizações...

Todo o “resto”, é composto por homens e mulheres, sujeitos as mesmas tentações! Expostos aos mesmos vícios e integrantes da mesma sociedade!

Sendo assim o que diferencia em verdade os indivíduos lá da periferia daqueles outros, é tão somente o “aparato!” Contanto, todo o restante é igual!

Igual no que diz respeito ao cometimento, porque a maneira de punição e a proteção é bastante diferenciada!

De modos que é possível concluir que certos indivíduos, muito bem protegidos, passarão a vida, lesando uns , usurpando os bens dos outros, enganando, distorcendo, extorquindo muitas vezes, etc., e ainda por cima, em muitas ocasiões, serão denominados de heróis ou heroínas!

Aqueles lá, muitas vezes se safarão dos crimes praticados, obviamente, pelo dinheiro que acumularam e com efeito e por efeito dele (dinheiro) contratarão grandes escritórios de advocacias para os proteger e pode acreditar que eles o farão... protegerão, desde que desembolsem altas somas. Muito cansados de tão “exaustivo mister”, muitos deles, renunciarão a tudo no Brasil, para ser julgados, em outros países. (Veja-se o caso de Abadia(2).

Isso porque, os seus supostos “algozes”, resolveram levar ao pé da letra o ditado popular: “ladrão que rouba ladrão...”

Como dizia, aqueles da periferia, contratam... enquanto os outros, são eles próprios...

Seja como for, o assim chamado “crime organizado”, no Brasil, continua ainda por mais que tenha “progredido” e “avançado”, ainda muito “improvisado”, (digamos, engatinhando) frente ao verdadeiro “crime organizado”, que existe , por exemplo, no “Mexico”, interligado com a Colombia e com os Estados Unidos e a “máfia”, que ainda sobrevive e existe, atuando em todos os mecanismos legais e estatais...

Sim, é certo, aqui , já fazem parte do organograma do crime, muitos prefeitos, deputados, vereadores então, nem se fala... Mas, o “profissionalismo mesmo”, ainda não está em atuação plena no país... O processo ainda é de “aprendizado” e sinceramente, eu gostaria que não atingisse tal patamar, mas, quando eu verifico os políticos e as autoridades envolvidas, seja direta ou indiretamente... desanimo e é possível imaginar que daqui a alguns anos,” eles”, finalmente farão parte do mesmo “grupo” e tal qual o México, virarão aquela coisa horrível e violenta e verdadeiramente criminosa que chamou-se “cartel!” (3)

Porque é muito difícil imaginar que num País em vias de mudar seu patamar econômico perante o mundo (de país em desenvolvimento para país desenvolvido), é muito difícil mesmo, encontrar uma alma virtuosa que renuncie àquelas espécies de “malas” que se vêm tanto nos filmes, repletas de notas de dólares, Euros e um grande “saco” de Reais... em prol da virtude e “dos bons costumes”, é muito difícil!

Razão pela qual, acredito que o Brasil corre sim um grande risco próximo e eminente de ser o próximo candidato “não orgulhosos” de sediar a “pátria dos desmandos e dos crimes”, etc., a menos que surjam novas leis que outras pessoas, possam lá atuar de verdade para evitar tão inevitável destino...

(1) TRECHO “SERMÃO DO BOM LADRÃO!” – Pe. ANTONIO VIEIRA - 1655

(...) O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam.

Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça levava a enforcar uns ladrões e começou a bradar: lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos… Quantas vezes se viu em Roma a enforcar o ladrão por ter roubado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo, um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província?… De Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinário: Nom cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo para roubar ele só! Declarando assim por palavras não minhas, senão de muito bons autores, quão honrados e autorizados sejam os ladrões de que falo, estes são os que disse, e digo levam consigo os reis ao inferno.

- (2) Juan Carlos Ramírez Abadía, vulgo "Chupeta", era um megatraficante de drogas colombiano. Chegou a ser considerado pelo FBI como o segundo homem mais perigoso do mundo depois de Osama Bin Laden. É acusado de mais de trezentos assassinatos na América Latina e cerca de quinze nos Estados Unidos.

- (3) CARTEL(a) : COMÉRCIO - acordo comercial entre empresas, visando à distribuição entre elas das cotas de produção e do mercado com a finalidade de determinar os preços e limitar a concorrência.

- (b) CARTEL: é uma organização criminosa. Trata-se de um termo que se refere aos grupos criminosos organizados da América Latina. Já em outros lugares do mundo é chamado máfia.

JFTorres
Enviado por JFTorres em 30/12/2023
Código do texto: T7965237
Classificação de conteúdo: seguro