DE VOLTA A GUERRA...(1)

Que de mais estúpido, mais promíscuo,(2) mais arrasador, mais causador de óbitos e proporcionador de irracionalidade entre os povos, avassalador, destruidor de ideias e ideais, ato mais egoístico do que a guerra?!

Na época em que as antigas civilizações buscavam expandir seus territórios e seus domínios, naquele tempo em que um cavalo, equivaleria ao que é hoje, uma Ferrari , uma Lotus, uma McClaren, etc., em que os meios de comunicação eram completamente precários, em que os povos, eram misteriosos mistérios para os outros povos, uma incógnita, etc., em que se desconheciam como eram os costumes uns dos outros e coisas do tipo, não havendo muitas mais ocupações, então, a guerra, ou seja, fazer valer “violentamente” , a vontade daquele que acha seu modo de vida e conceitos corretos, a outrem, que geralmente, NADA TEM A VER com os mesmos ideias e pontos de vista, era o que predominava!

Consequentemente, mortes violentas, destruição em massa, toda espécie de crime, são então, cometidos , em nome da paz, através da perpetuação da brutalidade e irracionalidade, pois, a morte violenta de crianças, mulheres e idosos abruptamente, qualquer que seja a desculpa que se use para defender tais práticas, o sangue derramado e a devastação de um povoado, de uma aldeia, de uma cidade ou de um país, não possui, perante àqueles que pensam e sabem um pouco lá da empatia, nenhum significado prático e verdadeiro!

“Grandes conquistas foram obtidas através dos combates e das guerras...” dirão uma grande maioria... E isso, em parte, é verdade! Acontece que, desde que os homens (e as mulheres) se entendem como seres pensantes que vem fazendo isso... Isso porque, os “grandes” cérebros por trás das grandes escaramuças, quando sentam para avaliar certas situações, que poderiam em todas as circunstâncias, serem resolvidas, no diálogo, sem necessitar do derramamento de sangue, o egoísmo fala mais alto, a vaidade, o orgulho e principalmente, os interesses pessoais. O que se leva crer nessa triste realidade: A VERDADE DE ALGUNS, SE IMPÕE , A VERDADE DE TODOS... e está iniciado mais uma “peleja!”

Nessas altura do campeonato, tendo acesso a toda espécie de comunicação, tecnologia super sofisticada, ou seja, com esses recursos, é possível saber até o número exato de habitantes de uma vila, de uma aldeia, etc., quantas crianças vivem, quantas mulheres, etc., além de que, sabendo-se como vive um povo e seus costumes, seria pelo menos viável, avaliar todas as hipóteses, antes de deflagrar uma nova batalha, iniciar-se uma nova guerra...

Mas, quem foi que disse que a humanidade se contenta com Teorias?!

Quem foi que disse que os povos se limitam a viver suas próprias vidas, sem interferir na vida do semelhante?!

E uma grande, uma imensa primeira explosão, por exemplo, soa como o “fim e o início de tudo...”

Fim da diplomacia, respeito, dignidade e início do conflito, da desunião, da desigualdade, ocasionadas pela Guerra!

Suscetibilidade exacerbada, confusão, caos, egoísmo...

- (1) GUERRA: substantivo feminino - a. luta armada entre nações, ou entre partidos de uma mesma nacionalidade ou de etnias diferentes, com o fim de impor supremacia ou salvaguardar interesses materiais ou ideológicos; b. Qualquer combate com ou sem armas; combate, peleja, conflito;

- (2) Promíscuo: em que se confundem elementos heterogêneos; misturado, baralhado, confuso; "uma mistura p. de estilos". Em que há suposta degradação moral.