NIILISMO

Francisco de Paula Melo Aguiar

É fato que o indivíduo niilista nega a vida, por isso a encara com indiferença, critica tudo que há a sua volta, afirmando que tudo é falso porque é tudo artificial.

Tudo é inclusive nada representa apenas uma tentativa de fôlego especulativo as virtualidades teóricas tendo como reflexo o diagnóstico feito por Nietzsche sobre a escalada niilista que querendo ou não avançam nas sociedades que temos no campo do Direito.

Só a título de exemplo, ex-vi às invasões das sedes dos três poderes da República no dia 8 de janeiro de 2023, isso representa justamente o fato de que o "indivíduo" niilista não se dá por vencido diante de qualquer autoridade.

Assim o niilismo na visão de Nietzsche, significa negação, declinio ou recusa, em curso na história e especialmente na modernidade ocidental, de crenças e convicções, envolvendos os valores morais, estéticos ou políticos, de modo que ofereçam um sentido consistente e positivo para a experiência imediata da vida, por exemplo, o cadÚnico que garante bolsa família para se manter, salvo melhor juízo, quem tem fome não pode esperar.

O niilismo tem reflexo ou faz a redução de tudo ao nada, é o aniquilamento ou não existência.

Tudo assim sendo significa o enfrentamento por parte do indivíduo ao sistema dominante, então, em sendo assim, quem matou Jesus Cristo foi o sistema daquele tempo, uma vez que ele não se curvou ao mesmo, ao contrário, fez abertamente contestação ao todo poderoso Império Romano.

A teoria do método, assim encontra terreno não movediço diante da tradição cultural envolvendo filósofos, juristas e políticos de cada época, tempo e lugares pelo mundo pensante e ou pensado, diante de suas diversidades formalizadas em regras racionais e na justiça que se tem, amparada e fundamentada na constituição jurídica.

O que não deixa de ser um reflexo da própria sociedade onde tudo é permitido ou não.

A filosofia do Direito e a filosofia política deve passar necessariamente pelo crivo dos conceitos basilares e ou nucleares do que chamos de ciências sociais, por reflexão teórica e prática.

Não é coisa fácil definir e construir novos paradigmas no campo do Direito, quando o niilismo de esquerda ou de direita, avança ao lado da corrupção questionada ou não pelas democracias e ou pelas ditaduras sociais e morais.

Enfim, o próprio pensador Nietzsche afirma que o niilismo é o sintoma do adoecimento do homem.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 27/12/2023
Reeditado em 27/12/2023
Código do texto: T7962819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.