POIS É

Francisco de Paula Melo Aguiar

Passado o Natal de máscara e fartura da riqueza e da pobreza, a população está de bucho vazio de tanta mensagem de boas festas.

O dinheiro de plástico está todo comprometido até dezembro de 2024.

O décimo terceiro salário foi fuba, não deu para quitar nem a promessa feita com a divindade para se livrar da Covid-19 sem tomar a vacina contra o vírus que continua matando.

E até porque: "Sempre é tempo de peste, quando são os loucos que guiam os cegos", cujo pensamento de William Shakespeare, cai como uma luva na realidade de poder a que a humanidade se encontra, onde a elite minoritária é dominante e a massa é assim dominada, mesmo sendo maioria absoluta, assim: "Não se pode acreditar que é possível ser feliz procurando a infelicidade alheia", no dizer do filósofo Sêneca.

E às dívidas estão nas nuvens, do aluguel de casa atrasado, de mensalidades escolares, taxas de água, telefone, internet, energia elétrica, etc.

E essa gente é feliz e não sabe, porque não sabe ou toma conhecimento que deve IPTU/taxa de lixo a prefeitura de anos anteriores e que já estão escritos na dívida ativa e que são títulos executivos extrajudiciais a mercê da administração pública municipal, além das multas de trânsito por transitar fora dos paradigmas do Código Nacional de Trânsito e a legislação caça níquel da edilidade.

E a população trabalhadora dependerá do salário mínimo nacional de R$ 1.412,00 (um mil, quatrocentos e doze reais) para manter seus sonhos de consumo em 2024.

Aja sonhos de inadimplência.

Ainda tem a máscara da ceia da festa de réveillon, festa no céu, na terra e no mar a perder de vista de tanta dívida.

Lá vem outra vez a máscara: feliz ano novo, quando tudo continuará velho como antes.

A felicidade da humanidade deve ser os 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias do ano e não apenas no Natal e no Ano Novo.

Isso é farsa diante da falsidade humana.

Parabéns a você e aos seus.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 26/12/2023
Reeditado em 26/12/2023
Código do texto: T7962112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.