A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO POLÍTICO

Quem não se envolve com política está disposto a se sujeitar a qualquer política e não tem direito a reclamar

depois. Se baterem à sua porta e pedirem para você sair, vai sair de mansinho? Prevenir é melhor do que

remediar, sempre! Saia de cima do muro!...

A participação ativa na política é fundamental para o funcionamento saudável de uma sociedade. Aqueles que optam por não se envolver com questões políticas podem estar inadvertidamente se submetendo a decisões que afetam suas vidas. Neste breve ensaio, exploraremos por que o envolvimento político é crucial e como ele pode impactar nosso futuro.

1. Responsabilidade Cívica:

o A política permeia todos os aspectos da nossa vida, desde a educação até a saúde, economia e meio ambiente. Ignorar essas questões é abrir mão de nossa responsabilidade como cidadãos.

o Quando nos abstemos de participar, permitimos que outros tomem decisões em nosso nome, muitas vezes sem considerar nossos interesses.

2. Direito de Reclamar:

o Aqueles que não se envolvem com política não têm o direito moral de reclamar sobre as consequências das políticas adotadas.

o Se não votamos, não nos informamos ou não nos manifestamos, não podemos criticar as decisões tomadas pelos governantes.

3. Prevenção e Empoderamento:

o O ditado “prevenir é melhor do que remediar” também se aplica à política. Participar ativamente nos permite influenciar o curso das políticas antes que problemas surjam.

o Ao nos envolvermos, podemos propor soluções, debater ideias e trabalhar para evitar crises futuras.

4. Sair do Muro:

o Ficar em cima do muro é uma posição passiva. Devemos escolher um lado com base em nossos valores, princípios e objetivos.

o O envolvimento político nos permite tomar uma posição, defender nossas opiniões e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Em resumo, não se envolver com política é uma escolha, mas uma escolha que pode ter consequências significativas. Saia do muro, informe-se, vote e participe ativamente para moldar o futuro que desejamos.

Armand de Saint Igarapery

Igarapé, dez de 2023

Armando Valenzuela
Enviado por Armando Valenzuela em 13/12/2023
Código do texto: T7953023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.