PEDESTRES

Assim como existe o Curso de Formação de Condutores para formar motoristas, acho que deveria haver também um para habilitar pessoas a trafegar pelas ruas e calçadas.

Observei que são diversos os tipos de “infração”, que atrapalham a vida dos outros e podem causar acidentes, e classifiquei-os abaixo:

- tipo bailarino: fica dançando na sua frente e você não consegue passar.

- tipo surpresa: aparece na sua frente sem você saber de onde vem.

- tipo carro: vai acelerado e, de repente, dá aquela freada na sua frente. Se não ficar esperto, bate o nariz no indivíduo.

-tipo narciso: olha-se em todos os espelhos que vê, inclusive nos retrovisores dos carros estacionados.

- tipo feito de sal: com medo de se molhar, é o único que vai de guarda-chuva aberto, atrapalhando todo mundo.

- tipo britânico: só vai pela contramão.

- tipo papa-léguas: passa por você tão rápido que levanta poeira.

- tipo dono da calçada: vai bem no meio, você não consegue passar nem por um lado, nem pelo outro.

- tipo piloto: está sempre nas nuvens, se você não desviar é colisão na certa.

- tipo BBB: vai falando alto e bom som no celular as coisas de sua vida, inclusive íntimas.

- tipo pássaro: você está passando por ele e, nesse exato momento ele abre a “asa”, quase acertando seu olho.

- tipo erudito: vai lendo, distraído, não vê nada. Você é que tem de evitar a colisão.

- ponte destruída: impede completamente a passagem (dois ou três, lado a lado)

- tipo tartaruga: preciso explicar?

- tipo tsunami: por onde passa, vai levando tudo o que está no caminho.

- tipo comadres: param e ficam conversando, ocupando toda a calçada.

- tipo bumerangue: vai à sua frente e, sem mais nem por que, dá meia volta e é aquela trombada de frente.

- tipo incendiário: vai fumando e, de repente, joga a bituca acesa no chão.

Como veem, há muito que ensinar aos bípedes que vagueiam pelas calçadas das grandes cidades.