Longe da televisão

Anos atrás,desde a infância até a adolescência ,não sabia o principal motivo de não querer sair de casa, pois quando eu não tinha nenhum compromisso na escola, preferia assistir na televisão, especialmente de manhã desenhos animados incluindo temáticas relacionadas a super-heróis e comédia. Era extremamente obcecado em acompanhar noticiários do país e do mundo. Domingo a tarde, deslumbrava tempo com os olhos focados assistindo partidas de futebol do Campeonato Brasileiro e outras competições esportivas. Naqueles tempos reclusos, tinha extremo fanatismo em querer assistir filmes e séries exibidas pela televisão aberta. Porém, quando adentrei na idade adulta, comecei a perceber o mundo qual vivia não era a realidade apresentada pelos meios televisivos. O resultado disso depois foi que esse apego tóxico pelas telas gerou-me vicio no smartphone, assistindo inúmeros vídeos do Youtube. A combinação foi que comecei a ficar com o corpo extremamente obeso. Minha baixa autoestima quase me conduziu a ser o eremita frustrado.Nisso, tive sequelas de saúde, incluindo dores fortes no estômago. Esse incômodo dolorido me fez reduzir o uso da tecnologia visual, forçando-me a desenvolver o gosto por práticas esportivas, como vôlei, caminhada, corrida e handebol. Hoje sou nova criatura quanto a saúde física e mental. Daqui a diante, tornei mais averso aos televisores e receoso das redes sociais, ajudando a aniquilar meu hábito viciante.O justificável ódio se justificou quando tive acesso a um artigo sobre os malefícios da televisão, incluindo sedentarismo, déficit intelectual(redução da inteligência),queda da criatividade e imaginação, inaptidão social, incentivo ao consumismo e superficialidade. Outro fator negativo a propagação de conteúdos de nível baixo, sobretudo nos canais abertos. Empresários desse maldito ramo comunicativo, lucram sob a milhões de pobres mortais, lançando conteúdos duvidosos a lógica, ignorando em privilegiar a inteligência. Atualmente, a televisão aberta despencou de audiência, tudo graças aos recursos atribuidos a novas plataformas digitais oriundas da internet, dando opção ao público em escolher aquilo a agradar a sua própria preferência. Opções não notadas ou dadas quando o Império televisivo dominava e influenciava os lares brasileiros. Agora tudo é novo. Se eu retorna-se ao tempo, com certeza estaria na sala de estar tendo a coragem de destruir a desgraçada máquina, espatifando-a no chão. Assim, teria mais tempo a aproveitar a vida caminhando mais ao ar livre e praticando mais esporte.

M N Salomão
Enviado por M N Salomão em 11/12/2023
Reeditado em 11/12/2023
Código do texto: T7951818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.