Causos e casos de Jeca e Zé

Bem no fundão do sertão, onde o vento balança as palmeiras e o som do coaxar dos sapos é quase uma canção de ninar, dois caipiras, Jeca e Zé, sentavam-se na soleira da porta da casa, trocando causos e casos da vida simples deles.

Jeca, com a palha de milho entre os dentes, coçava a cabeça e começava a contar uma história que tinha ouvido falar, daquelas que fazem o riso brotar feito mato depois da chuva.

"Zé, cê já ouviu falar do cavalo branco de Napoleão?"

Zé, com um sorriso maroto, respondeu: "Já ouvi sim, Jeca. Mas cê sabe que por aqui não temos Napoleão nem cavalo branco. Só tem o seu piquira e o meu relincho, que é mais preto do que noite sem lua."

Jeca, ignorando o sarcasmo, continuou com os olhos brilhando como estrelas no céu sertanejo: "Pois é, Zé, parece que esse cavalo branco de Napoleão é uma figura lendária lá pelas bandas da França. Contam que o Napoleão, que era um cabra lá das antigas, tinha um cavalo branco que desafiava as leis da física, pulando muros e atravessando rios como quem corta manteiga quente."

Zé, coçando a barba rala, cutucou Jeca: "Mas, home, cê acredita mesmo nessa lorota de cavalo que voa?"

Jeca, com um sorriso esperto, respondeu: "Ah, Zé, quem sabe? Às vezes, é bom acreditar em umas estórias meio cabeludas, só pra dar um tempero na vida. Imagina só a gente com um cavalo desses por aqui, atravessando o riacho sem se molhar e pulando a cerca do vizinho quando precisar pegar emprestado um pouco de café."

Zé, soltando uma gargalhada, concordou: "Bom, Jeca, por aqui, o que a gente tem são os nossos causos, que são mais valiosos do que ouro. Mas, se aparecer um cavalo branco voando, eu até arrisco uns trocados pra ver isso."

E assim, entre risadas e trocas de histórias, Jeca e Zé continuaram a aproveitar a tarde, sonhando com cavalos brancos que desafiam as leis da gravidade e, quem sabe, transformando a simplicidade do sertão em um conto de fadas caipira. Afinal, no mundo deles, as lendas podem ser tão reais quanto um pé de mandioca na roça.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 08/12/2023
Código do texto: T7949680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.