O balanço da Fênix

Gente, sobre "renascer das cinzas" perdi as contas de quantas vezes precisei recomeçar e, hoje dia 02 de dezembro de 2023 me peguei pensando ou melhor, fazendo um balanço. Muitas pessoas fazem isso e, no meu caso eu levo muito a sério essa coisa de parar um pouco da correria diária e pensar em todas as coisas boas que fiz pra mim e para o próximo sem me esquecer é claro, das merdas que fiz para não tornar a repeti-las.

"Ah, mas todo final de ano é igual!" - muitos pensam. São apenas números, datas sem nenhuma importância. Prometemos inúmeras coisas e não conseguimos cumprir metade. A dieta, o curso prometido, a coragem de pedir as contas e mandar todo mundo se lascar, viver feito mochileiro por aí, se enfiar em alguma cabana na natureza e esquecer da porcaria de governo, das contas a pagar, apenas ser feliz com o pouco que Deus nos proporcionar...

Não! Por mais atrativo que seja a vontade de largar tudo, esse não é o caminho! Nunca foi e nunca será! Quem tem sonhos não se isola, enfrenta os obstáculos! Ainda que seja dolorido sabe que precisa conviver com um emprego ruim por um tempo, com problemas corriqueiros pois é exatamente essa fase que nos fará chegar onde queremos afinal, até para se tornar um aventureiro precisamos de dinheiro. É muito fácil falar "vou largar tudo e ir morar no mato" mas, se você não conseguir cuidar da plantação, dos animais... não irá adiantar muita coisa. Você deverá aprender que precisará trabalhar o dobro pra ter aquilo. E, enquanto a vida da roça não chega, porque não cuidar do pequeno jardim do nosso quintal? Regar as pequenas flores para que ela um dia nos façam felizes com suas cores, sua beleza...

A vida é isso, ciclos! É um tal de morrer e renascer ainda em vida que ficamos tontos, até. De aprender, desaprender, construir, demolir e principalmente nos reerguer sempre.

Não irei reclamar desse ano. Apesar de altos e baixos, foi mais um degrau alcançado e isso já me basta! Demorou para essa titia aqui aprender a viver um dia de cada vez. A deixar fluir sem me cobrar tanto.

Assumo com todas as letras que esse ano pra mim já deu! O que eu tinha de fazer já fiz e, o que não consegui sou grata pois ainda terei oportunidade de continuar tentando, me arriscando e, porquê não, renascendo das cinzas quantas vezes for necessária.

Não irei me permitir lamentações de que eu poderia ter feito isso ou aquilo. Não! Fiz o que deveria ter feito e, agora vou desacelerar ou o coração não aguenta. Nesses últimos dias do ano vou fazer igual a Júlia Roberts naquele filme. Vou "comer, rezar e

amar" Sem cobranças, sabe? Hoje mesmo fiz algo tão bobo mas, que me deu um prazer enorme que há muito tempo eu não tinha. Passei a tarde toda com meus pés mergulhados em uma enorme bacia. Coloquei ervas, aveia, óleo de côco, liguei uma música com sons da natureza que meus gatos amam e relaxam junto comigo e fiquei olhando para o céu. Os aviões, os pássaros, borboletas...

Fiz meu balanço assim, entendendo que a vida não pode ser vivida de qualquer maneira e, numa correria sem fim. Pra pegar impulso é preciso desacelerar para conseguir começar um novo ano com novos propósitos e responsabilidades. E refletindo assim, lembrei da história da Fênix e, ri de mim mesma quando descobri depois de "milhões de anos" que esse pássaro nunca existiu, na verdade. Seria uma ave de fogo, com penas brilhantes e de cores quentes que, quando sentia que estava próxima de morrer, prepara sua pira funerária (tipo uma fogueira) e ali entrava em combustão. Ela também é encontrada em outras mitologia, mas ela não passa de um mito. Nossos sonhos são assim, se tornam reais quando não os abandonamos. A Fênix continua viva, renascendo das cinzas a cada dia, mais bela e mais forte. Eu me sinto mais forte do que antes e, se você também se sente uma pessoa mais resolvida, madura e paciente ao fazer essa reflexão junto comigo, parabéns! Você também é sim, uma Fênix. Desde já um Feliz 2024!😘

Andreia Caires
Enviado por Andreia Caires em 05/12/2023
Reeditado em 05/12/2023
Código do texto: T7947583
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.