Posso copiar? - Sim, só não faz igual!

 

Na época escolar, os "atrasadinhos" ficavam desesperados quando a professora dizia : 

- Hoje é dia da entrega dos trabalhos! E os mais estudiosos eram interrompidos com a seguinte frase : - Posso copiar? E o que emprestava o trabalho respondia: 

 - Sim, só não faz igual! 

 

Só que a preguiça era tanta que eles copiavam e deixavam idêntico! A professora sabia quem era quem em sala de aula. Muitas vezes, os alunos copiaram os trabalhos levando nota zero. Ou então ambos tinham os trabalhos anulados e as notas suspensas. E a professora ainda dizia : - Um para aprender não emprestar, e outro para aprender não copiar! Que absurdo, não se esforça para aprender e nem ter nota! 

 

Antes não havia internet, mas tinham bibliotecas. Para realizar um trabalho tinha que se copiar dos livros enciclopédias. Era preciso pesquisar em vários, fazer um resumo e desse resumo modificar para uma interpretação que se tinha do assunto. Então, quem tinha o trabalho de fazer tudo isso e fazia bem feito não aceitava que copiassem seus trabalhos.

 

Hoje, isso continua naquele lema: Não estava igual, só que estava diferente. Muitos querem tudo de "mão beijada". A famosa saga do copia e cola, na total falta de imaginação em bisbilhotar para conseguir quem sabe fazer algo que jamais ficará igual. Pois quem nasceu para mímica jamais será novidade. 

 

Publicado em: 05/03/2022

©Adriana Silva 

Republicação

Todos os Direitos Reservados.

AdriSill
Enviado por AdriSill em 05/12/2023
Reeditado em 05/12/2023
Código do texto: T7947166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.