O inverno e a escola

Aqui, chamamos de inverno a estação das chuvas. E olha que a temperatura nem cai tanto assim. Muitas vezes, o tempo fica abafado e a sensação de calor chega a ser bem dramática, pois alternam-se precipitações torrenciais com sol de rachar cabeças. E tudo no mesmo dia! Mas claro que dois a três dias seguidos de boas chuvas nos propiciam amenos e deliciosos 24°C. É, pessoal, no Ceará é assim.

Nossa quadra invernosa, que vai de março (podendo começar em fevereiro) a maio, coincide com o início do ano letivo. E quantas memórias os dias chuvosos me proporcionaram. Eu sentia um misto de desejo e medo do novo que me acompanhava à próxima etapa estudantil. As matérias mais difíceis, os colegas novatos, uma outra professora, enfim, as novidades se pronunciavam. O cheiro de terra molhada e o tempo nublado, que tornava gris qualquer sonho na terra do Sol, anunciavam que o cinza carregado era o prenúncio de tempos vindouros mais coloridos.

Inúmeras são as lembranças desse tempo: canções de sucesso da época, mudanças de rotina, os tipos de brincadeiras, frutas da vez, ruídos e perfumes que a percepção alcançava, pois todos os sentidos davam conta das transformações inerentes ao período, no qual tudo parecia lavado e renovado pela água que nutria nosso chão. Lembro-me que não tínhamos intervalos com recreios, pois a chuva também trazia transtornos à nossa escola. Sua estrutura reclamava o peso do encontro com as águas.

Minhas recordações me dizem que as aulas iniciavam sempre com chuvas, na verdade, uma característica climática da cidade de Fortaleza, quando as precipitações mais intensas ocorrem nos primeiros meses do ano. Havia som, aroma, sabor e cor de esperança. A chuva me acalmava e me aconchegava com sua gostosa zoada ao bater nos telhados. Eu sentia o frescor da vida adentrando minhas narinas, com o cheiro verde da terra fértil. O milho cozido e o feijão verde eram iguarias típicas do inverno na mesa de casa. A visão do dia bonito pra chover, para mim, era mais que um início de ano e de novos estudos, era o recomeço da vida.

Mário Fiúza
Enviado por Mário Fiúza em 04/12/2023
Reeditado em 04/12/2023
Código do texto: T7946666
Classificação de conteúdo: seguro