MINHA PIOR EXPERIÊNCIA NO TRABALHO DE ENFERMAGEM

A enfermagem não é somente cuidar da doença em si, é também o que há por traz dela como problemas sociais ou ainda psicológicos. No meu trabalho cuido de inúmeras pessoas as quais não conheço, porém não as esqueço.

Sofrer vai além do corpo, vai além da nossa percepção como cuidador. É algo que não consigo expressar somente em uma palavra a não ser a dela mesmo: sofrimento. Já cuidei de pessoas mentalmente sofridas e com problemas sociais, tais como miséria e descuido dos familiares. Isso me parte o coração, mas o que eu posso fazer além do que já faço? Nem eu sei responder direito, mas vou tentar.

No âmbito do SUS é possível sim cuidar dessas pessoas e estamos na luta para que nunca se acabe essa graça, mas há momentos de sofrimento que o SUS não pode cobrir na atenção básica e isso perpassa meu eu profissional naquela instância. Porém, desistir não é uma opção. Para quem decide estudar essa área e dedicar-se é algo que não passa por nossa mente em nenhum minuto, é algo intrínseco a quem cuida, vem de dentro do coração que é o que realmente nos dá força.

No entanto, sozinha não se pode fazer nada. E para isso conto com uma equipe muito focada, resolutiva e que vai em busca do que o indivíduo precisa naquele momento, somos sim equidade. Mas e quando o que eu quero fazer e não posso ultrapassa meu código de ética fico de mãos atadas e tenho de obedecer a fundo as normas daquilo que me rege e me resguarda. Querer fazer é uma coisa, já ter conhecimento e poder é outra. Por isso nunca me peçam algo além do meu eu, não o farei. Mas isso dói. Mas é uma dor necessária.

Por exemplo, um antibiótico; eu não posso prescrever assim sem ser emergência, tenho sempre que pedir avaliação médica, pois ele quem sabe qual o tipo de medicamento, via, posologia e demais contextos que só ele sabe em seus anos e mais anos de estudos. Infelizmente eu não. Cada um no seu quadrado, mas interagindo e se ajudando.

Obrigada meu Deus por essa possibilidade de poder cuidar das pessoas, fazer aquilo que eu sempre quis e nasci para o ser, estudar é necessário para isso.