Astúcia Falácio - O mestre na arte da retórica

Na fictícia cidade de Promissópolis, conhecida por suas promessas grandiosas e pela ingenuidade de seus habitantes, o político Astúcio Falácio se destacava. Astúcio era mestre na arte da retórica, suas palavras eram como melodia aos ouvidos dos eleitores, mas escondiam uma sinfonia de mentiras.

Durante sua campanha, Astúcio prometia rios de prosperidade, ruas pavimentadas com honestidade e um céu sem nuvens de corrupção. Seus discursos eram tão convincentes que os cidadãos de Promissópolis se viam encantados por um futuro brilhante que ele pintava.

No entanto, à medida que Astúcio assumia o cargo, as promessas revelavam-se como balões vazios. A rua da honestidade tornou-se um caminho lamacento de enganos, e os rios de prosperidade eram apenas riachos secos de falsas esperanças.

Em uma entrevista coletiva, Astúcio, com sua lábia afiada, explicava as "dificuldades inesperadas" que enfrentava para cumprir suas promessas. "A culpa é dos ventos da oposição, que sopram constantemente contra as velas do meu governo", afirmava, enquanto a população assistia incrédula.

Uma a uma, suas mentiras eram desmascaradas, mas Astúcio tinha uma resposta pronta para tudo. Se alguém questionava a ausência das ruas pavimentadas, ele culpava a "máfia dos asfalteiros". Se indagavam sobre os rios de prosperidade, ele apontava para um suposto complô internacional contra Promissópolis.

No auge de sua criatividade, Astúcio anunciou a construção de uma fábrica de sonhos, prometendo que cada cidadão receberia uma cota diária de felicidade. Os mais céticos riam, mas alguns ainda acreditavam nas palavras do político, ansiosos por um mundo utópico que só existia em seus discursos fantasiosos.

Ao final de seu mandato, Promissópolis estava mais empobrecida do que nunca, e Astúcio Falácio desapareceu no cenário político, deixando para trás um legado de mentiras e desilusões. Os eleitores, porém, aprenderam a valiosa lição de que, nem sempre, um discurso sedutor é sinônimo de ações honestas, e a cidade de Promissópolis começou a trilhar um novo caminho em busca de líderes verdadeiramente comprometidos com a honestidade e transparência.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 27/11/2023
Código do texto: T7941473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.