LEI DO RETORNO

O senhor não viu o cidadão no ponto pedindo parada não, motorista?

Vi , mas não parei , porque eu vou bem perder tempo com um velho que nem pagar a passagem paga . Estou atrasado .

O cidadão que interpelou o motorista diz:

É uma lei que dá direito ao idoso transitar no transporte público gratuitamente... você também se esquece que não é dono do ônibus e também é velho .

O motorista imbecil e ignorante olha para o cidadão que o adverte e descarrega todo o seu estresse no indivíduo:

Olha aqui , meu amigo, estou conduzindo gente e se acontecer alguma coisa - um acidente, por exemplo - a culpa é sua .

O cidadão adverte novamente o irritado e estressado motorista :

Aconteceu um crime e isto é pior do que um acidente. Vou ligar pro 190 .

De imediato o motora parou o busão e diz : eu vou te dar umas lapadas com meu bastão e te expulsar do ônibus que é pra você deixar de ser intrometido.

Já foi metendo a mão no bastão que levava junto de si num canto e se levantando dizendo: ou desce ou leva umas cacetadas .

Alguns passageiros interviram no assunto contra o motorista e pro o abelhudo . O motorista ameaçou novamente o abelhudo e eu vendo que aquilo ia se prolongar disse :

Ei , motora , vamos embora . Vou chegar atrasado no trampo .

Ele olhou pra mim e disse :

A gente só sai agora se esse merda descer do ônibus. Apontou para o cidadão reclamante . O qual disse :

Você quer extravasar a sua dor de não poder ter um ônibus desse e de ter raiva de velho em mim ? Pode vir coroa !

E todo mundo começou a gritar para que o ônibus partisse que estavam chegando de um dia estafante de trabalho e eu ainda tinha uma jornada noturna a ser cumprida.

O motorista por fim se acalmou vendo que os passageiros estavam na grande maioria contra ele , mas , mesmo assim foi discutindo com o implicante vigilante da cidadania automobilística. A discussão saía faíscas e eu ia descer no ponto final que ficava na frente da escola em que trabalho . O cidadão reclamante foi calado até o final , pois tinha uma viatura da PM esperando pelo ônibus o qual assim que estacionou foi invadido por policiais e já colocando o motorista junto com o reclamante dentro de uma viatura e eu fui testemunha de tudo .

Fui até à escola e expliquei tudo ao diretor que compreendeu e me liberou para ser testemunha do caso .

Bom , gente , há um ditado que trata justamente dessas coisas, o qual diz exatamente assim : " Quem com ferro fere , com ferro será ferido " ... não é que aquele motorista que alguns anos atrás negou a transitividade do idoso hoje é idoso também.Ele já deve estar aposentado e eu vi com meus próprios olhos pedir parada a um ônibus e o ônibus passar dentro de uma poça d'água , pois estava na estação das chuvas , molhando-o completamente e não parando. Eu o reconheci porque peguei o mesmo ônibus que ele era motorista por vários anos .

Fiquei muito triste , mas me lembrei do que aconteceu há uns dez anos atrás e olhei para o motorista atual , o qual olhava pelo retrovisor a sua façanha e com aquele riso sádico de satisfação no semblante continuou sua caminhada para a velhice igual a alta velocidade que empregava no bólido de seis pneus e , eu cá com meus botões muito triste com a minha raça , pensei novamente no tal ditado popular " Quem com ferro fere , com ferro será ferido " . É uma lei do retorno.

PORTO VELHO: 09/11/2023

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 09/11/2023
Reeditado em 21/11/2023
Código do texto: T7928587
Classificação de conteúdo: seguro