OS DESAFIOS DO INDIVÍDUO EM SOFRIMENTO PSÍQUICO QUE ESTÃO EM PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO

Inicialmente vou explicar o que é ressocialização com minhas palavras: é o ato de ter alta institucional de saúde mental e ser aos poucos readaptado a vida em sociedade. Somos seres sociais, necessitamos de estar ao lado de outras pessoas e conviver entre conflitos e harmonias, isso é normal para o curso da vida que é dinâmico.

Porém, viver sem alguém no seu lado dando tudo o que você precisa é uma coisa e passar a ser autossuficiente é outra, são situações diferentes e de quebra da perspectiva de vivencia cômoda.

Até o fato de ir na esquina fazer as compras do mês é difícil e traz para o organismo uma grande enxurrada de ansiedade. Pensamentos negativos quanto ao dia a dia surgem e lá se vai todos os esforços da equipe de saúde e familiares se aquele que sofre não for bem colocado em sociedade novamente.

Os desafios são tão pequenos aos olhos dos outros (não doentes) que passam despercebidos e que tendem a crescer aos olhos do portador, sair com amigos, estabelecer laços afetivos, procurar roupas num shopping é doloroso e faz com que ele desista e volte a se auto excluir.

E a enfermagem pode ajudar nesse tratamento instruindo familiares em como lidar com essas situações, um exemplo é um portador de esquizofrenia com sintomas de perseguição, se ele sente-se perseguido em ir a esquina sozinho, pode um familiar ir com ele no momento das compras e lhe proporcionar segurança; ou se ele tem receio de pessoas da área da saúde por usarem roupas brancas, esta pode fazer o uso da cromoterapia e usar cores mais alegres e radiantes.

Estar em sociedade é necessário, é preciso.