Temporada de manga nos quintais dos vizinhos

Chegou novembro trazendo as mangas para nos lambuzarmos com a sua suculência.

No meu bairro, alguns quintais têm pé de manga. Alguns quintais têm até duas mangueiras. Nesta época a solidariedade corre solta. Como a produção é grande, generosamente os vizinhos colocam sacolas penduradas nos portões para quem quiser levar. A manga espada e a ubá são as mais frequentes nesta região.

A suculência da manga, que corre pelos cantos da boca, nos traz à lembrança, o pecado de quando pulávamos a cerca, para subir no pé de manga do vizinho e manchávamos a camisa com o suco.

Também é uma boa lembrança, a sombra da mangueira. Ficávamos ali esparramados chupando as mangas que apanhávamos até que os vizinhos nos botavam para correr com gritos: — Manga com leite faz mal! — Manga com ovo faz mal!

Tudo isso porque eles sabiam que bebíamos muito leite e comíamos muitos ovos. O leite, porque toda manhã passa a “vaquinha” uma caminhonete adaptada com um barril de leite que percorria as ruas do bairro oferecendo o produto a domicílio. Quando as nossas mães iam comprar o litro de leite, a criançada levava as suas canequinhas esmaltadas que eram enchidos gratuitamente pelo vendedor.

Os ovos, há! Os ovos. Todas as famílias criavam galinhas soltas no quintal, quando elas faziam ninhos escondidos, e nós os encontrávamos, era uma festa. Ovo quente, ovo cozido e quando éramos mais ousados pedíamos a nossa mãe ovo frito.

Hoje não é mais preciso pular a cerca, ter medo da manga com leite ou com ovos. Basta esperar que os vizinhos coloquem as sacolas penduradas no portão, para nos deliciarmos com as mangas. Livre dos agrotóxicos.

José Marcos Ramos
Enviado por José Marcos Ramos em 04/11/2023
Código do texto: T7924269
Classificação de conteúdo: seguro