Educação e Respeito

ACHO que na vida todos temos que manter um mínimo de isenção e praticar a educação e o respeito. Confesso que sou arengueiro e meio radical, mas procuro não ofender e nem desrespeitar ninguém. Posso até usar da ironia ou gracejo, mas mantenho o respeito, não ofendi. Isso não é favor, mas dever do cidadão.

No entanto, é com pesar que presencio pessoas até com boa formação cultural e sem dúvida respeitadas pelo seu entorno e conhecidos, cometerem ofensas e desrespeitos que geram não dó infignaçso mas também espanto. É como se estivessem tomadas por um acesso de fúria incontrolável e necessidade urgente de dar vazão a ódios e recalques doentios. É algo completamente absurdo à luz da razão e do bom senso.

Um dos alvos preferidos da fúria e do ódio gratuito desses agressores da educação e do respeito é o saudoso educador e Patrono da Educação no Brasil., Paulo Freire. Esse educador respeitado e admirado em todo o mundo é constantemente agredido por odientos de plantão. Sua memória e obra consagrada por universidades renomadas em todo o mundo achincalhada, desrespeitada e ofendida pela milícia do ódio e do recalque. Paulo Freire,, diferente desses adeptos do ódio e da falta de respeito e educação, era um ser educado, respeitoso, fraterno, solidário e combatente da liberdade e da democracia.

Que fique claro que ninguém é obrigado a aceitar as ideias do grande educador, pode divergir e criticar, o que não pode é não deve é ofender e desrespeitar. Quem faz isso falta com o bom senso e com a civilidade. Simples assim. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/10/2023
Código do texto: T7910763
Classificação de conteúdo: seguro