O DESESPERO DE UM DESEMPREGADO DE PRIMEIRA VIAGEM

Após 8 anos estudando num colégio interno com o objetivo de ser padre e após receber a notícia da desativação do seminário, sem experiência nenhuma de trabalho, eis que tive que vir morar em São Paulo, pensando, erroneamente que poderia dar continuidade aos meus estudos. Ledo engano. Até que tentei, mas foi inútil. Tive que enfrentar com a cara e coragem a maratona da busca do meu primeiro emprego, pois com o casamento de dois membros da minha família, automaticamente eu teria que começar a ajudar nas despesas da casa, principalmente com o aluguel. Confesso que não foi nada fácil. O que ouvia de não aprovado já estava quase me deixando desmotivado e sem coragem. Eu me habilitava sempre à uma vaga de auxiliar de escritório ou escriturário, uma vez que a única prática que eu poderia demonstrar era em datilografia. Porém, com a exigência de experiência que eu não tinha, o tempo foi passando e nada de conseguir o meu primeiro registro na minha carteira profissional. No auge do meu desespero lembro que até me candidatei a uma vaga de CONTÍNUO e na hora da entrevista fiquei sabendo que era para um serviço externo, ou seja tipo office-boy, o que o conhecimento das ruas da cidade era uma situação sine que non. Logo fui reprovado. Eu só conhecia a praça da Sé e Viaduto do Chá no coração de São Paulo. Em outra firma, após fazer vários testes e conseguido aprovação, na hora da entrevista para assumir a vaga e registrar a carteira, por não ter um porte físico almejado pela empresa, fui reprovado. Sempre fui magrinho, mas com saúde. Porém para o serviço que eles queriam isto não importava, o candidato tinha que ser forte para aguentar pegar peso. Por fim, após dez meses nesta busca, quando inventei uma história que já havia trabalhado no meu Estado, mas perdido a carteira, tirando uma nova, por sorte, o entrevistador me deu um voto de confiança e finalmente, EUREKA, EUREKA, encontrei o meu primeiro emprego num renomado Banco de São Paulo. Depois que saí deste, para os demais empregos não encontrei mais dificuldade. "NA TERRA DE SAPOS, DE CÓCORAS COM ELES". Por favor, não me leve a mal, não estou chamando os paulista simplesmente de mentirosos, pois foi graça a uma mentira inofensiva que consegui o meu primeiro emprego, graças a Deus. Se isto foi pecado, tenho certeza que o meu bom Deus me perdoou.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 16/10/2023
Código do texto: T7910227
Classificação de conteúdo: seguro