Por que quis ser professor?

A minha jornada para me tornar um professor é uma história profundamente pessoal e emocionante, impulsionada por uma paixão inabalável pela Literatura. Desde os primeiros momentos em que folheei as páginas de livros infantis, senti uma conexão profunda com as palavras escritas. Era como se cada página me transportasse para um mundo novo e empolgante, cheio de aventuras, personagens intrigantes e ideias fascinantes. A leitura era mais do que um hobby; era uma paixão que moldou minha identidade e determinou meu destino.

Conforme cresci, meu amor pela Literatura só cresceu. Passei horas incontáveis ​​imerso em clássicos literários, romances contemporâneos e poesia inspiradora. A escrita também se tornou uma parte essencial da minha vida. Escrever era uma maneira de expressar meus pensamentos, emoções e perspectivas de uma maneira única. Quando chegou a hora de escolher um curso universitário, a decisão de me formar em Letras - Bacharelado em Produção Textual - foi a escolha natural. Queria aprofundar meu conhecimento e habilidades no mundo das palavras.

No entanto, essa jornada não parou por aí. Enquanto cursava a faculdade, percebi que minha paixão não se limitava apenas à exploração pessoal da Literatura. Era uma chama que desejava compartilhar, uma luz que queria irradiar para outros. Foi quando decidi embarcar na Licenciatura em Letras. Queria ser um elo entre a riqueza da Literatura e aqueles que ansiavam por descobri-la.

Ser professor é uma vocação, uma escolha que implica muito mais do que apenas transmitir conhecimento. É a oportunidade de inspirar, orientar e moldar mentes jovens. É abrir as portas para a imaginação, incentivando os alunos a explorar mundos literários e perspectivas diferentes. É desafiar o pensamento crítico e estimular o questionamento, ajudando os estudantes a desenvolverem suas próprias vozes e ideias.

Uma das recompensas mais emocionantes de ser professor é testemunhar o crescimento dos alunos. Ver como suas mentes se expandem, como seus horizontes se ampliam, e como suas habilidades de comunicação e análise se aprimoram é uma fonte inesgotável de alegria e orgulho. Cada sorriso, cada discussão apaixonada de um texto, cada momento em que um aluno faz uma conexão profunda com uma obra literária é uma confirmação do poder transformador da educação.

No final das contas, escolhi ser professor não apenas porque amo Literatura, mas porque acredito no potencial de cada aluno. Acredito que todos têm a capacidade de se expressar, de se conectar com ideias profundas e de trilhar seu próprio caminho no mundo. Minha missão como professor é capacitá-los, nutrir suas paixões e orientá-los para que se tornem cidadãos críticos, criativos e compassivos.

Esta é uma jornada que abraço com todo o meu coração. É uma jornada que me enche de gratidão a cada dia, pois sei que, ao escolher ser professor, estou contribuindo para a construção de um futuro melhor, um futuro em que as palavras e as ideias continuem a inspirar e guiar gerações. Ser professor é mais do que uma profissão; é uma vocação, uma paixão e uma honra que carrego com humildade e orgulho.

A missão de ser professor é uma jornada que se renova a cada sala de aula, a cada discussão de texto, a cada sorriso de um aluno que se conecta com uma obra literária. É uma escolha que abraço com paixão, pois acredito no poder transformador da educação e no potencial de cada estudante em construir seu próprio caminho, inspirado pelas palavras e ideias que compartilhamos.

Ricardo Miranda Filho
Enviado por Ricardo Miranda Filho em 15/10/2023
Reeditado em 17/10/2023
Código do texto: T7909169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.