AFINAL, DIÁCONO PODE OFICIALIZAR CASAMENTO?

Cônscio do meu passado, quando estudei 8 anos para ser padre, mas contra a minha vontade, pela desativação do seminário, o meu filho, que estava numa cerimônia assim, pediu-me para tirar esta sua dúvida. Incontinenti, logo respondi que não, mas logo após fazer uma rápida pesquisa voltei atrás, respondendo que sim. É que, após tantos anos afastado dos trabalhos e inovações da igreja, só me lembrei daqueles tempos áureos em que eu ajudava a missa e só vivia envolvido com as atividades sacras e achei que tudo continuava igual. Enganei-me.

Só para se ter uma ideia, por exemplo, naqueles tempo em que a missa era celebrada em latim (hoje língua morta) o padre para oficializar esta cerimônia tinha que ficar de costas para os fiéis e se paramentar com 6 indumentárias de roupas a seguir: AMITO, ALVA, CÍNGULO, MANÍPULO, ESTOLA e CASULA. Hoje quase tudo isto fora de uso, exceto a ALVA e ESTOLA. O celebrante que neste tempo tivesse um porte físico franzino, no momento da celebração ficava robusto com tanta roupa e o que fosse obeso, tinha simplesmente que neste momento pedir perdão a Deus por tanto desconforto, sem poder pensar ou falar palavras de baixo calão.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 08/10/2023
Código do texto: T7903974
Classificação de conteúdo: seguro