X-9

RECUSO qualquer argumento que tente justificar a ação canalha de um delator. Daquele que só denúncia um comparsa ou chefe para obter abrandamento de sua pena, inclusive do que delata para obter vantagens financeiras - se for o caso.

Quando era menino e algum dos garotos da nossa tropa denunciava aos adultos uma das nossas armações, era chamado de X-9 e expulso da tropa. Depois, já na adolescência, veio o termo dedo-duro, também chamado alcaguete. Em resumo: o delator sempre foi - e é - um traidor. Como foram Silvério dos Reis, Calabar.., No ginásio um professor muito sério costumava citar uma frase, não me lembro se de Diógenes ou Sócrates; “Entre os animais ferozes, o de mais perigosa mordedura é o delator; entre os domésticos, o adulador”. Na verdade o delator é sempre um ex-adulador.

A única exceção que consigo entender e absolvo é a dos que delatam por causa da tortura física, choques, pau de arara, pancadaria. Detalhe: mesmo sofrendo torturas Miriam Leitão e Dilma Rousseff não delataram.

Sei que alguns vão discordar de mim, inclusive pessoas que concordam com algumas das minhas ideias, vão achar que se a delação é boa para-o nosso lado deve ser elogiada. Não concordo. Para mim o delator, tirante a exceção da tortura, é um canalha. Tenho dito. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/09/2023
Código do texto: T7893810
Classificação de conteúdo: seguro