Sobre viagens no tempo

Você já sonhou em ser um viajante do tempo? Viajar para algum ponto do passado ou avançar para um futuro próximo ou quiçá ainda muito distante?

Deixando de lado aquela ideia de uma geringonça criada por um cientista meio excêntrico, capaz de se locomover no espaço-tempo, existem algumas teorias científicas que fundamentam as viagens no tempo. A mais conhecida é a teoria da relatividade especial de Albert Einstein, que prevê a possibilidade de viajar no tempo para o futuro devido à dilatação do tempo. Para isso, basta que o viajante acelere até atingir velocidades próximas à da luz.

Outra teoria que fundamenta as viagens no tempo é a teoria da relatividade geral de Einstein, que prevê a possibilidade de viajar no tempo para o passado através de buracos de minhoca. Buracos de minhoca são hipotéticas pontes que conectam dois pontos diferentes no espaço-tempo.

Além dessas teorias, existem também algumas hipóteses científicas que sugerem a possibilidade de viajar no tempo. Uma delas é a hipótese do multiverso, que afirma que existem infinitos universos paralelos. Se essa hipótese for verdadeira, então seria possível viajar para um universo paralelo no passado ou no futuro. No entanto, é importante ressaltar que nenhuma dessas teorias ou hipóteses científicas foi comprovada experimentalmente. Portanto, a possibilidade de viagens no tempo ainda é uma questão de especulação.

Prestados estes esclarecimentos, afirmo sem medo de errar que há sim uma forma simples, segura e acessível a todos de fazer nossa mente viajar para algum lugar no passado; ouvir uma música (flashback).

A música tem o condão de ativar nossas memórias, fazendo-nos recordar de afetos, sensações e experiências de períodos da nossa vida, mormente do final da infância e da adolescência. Se viver é recordar, ouvir aquela canção que marcou um momento especial na nossa trajetória é revivê-lo por quantas vezes desejarmos, com maior ou menor intensidade, dependendo do nosso estado emocional.

Quem foi que disse que ainda não inventaram a máquina do tempo?

Existem determinadas composições do universo da música eletrônica, de um estilo futurista, que nos fazem imaginar como será o futuro, mas na real, o futuro pode melhorar ou piorar de acordo com as nossas ações no presente. Dessa maneira o futuro que não pode ser modificado é aquele que já se tornou pretérito. Achou complicado? Apenas relaxe e ouça uma canção.

Meu passado é um filme com uma bela e ainda inspiradora trilha sonora.

******************************************************************************

Interações poéticas que recebo com carinho e gratidão.

VIAGEM NO TEMPO (Reedição)

Adentro as reentrâncias do labirinto mental,

vendo desde a infância nosso amor divinal.

Que mesmo com fortes ventos não cai no esquecimento.

Por conta da relevância desse sentir crucial,

adentro as reentrâncias do labirinto mental.

(Jacó ´Filho )