COMO SE É AVALIADO

Moura e Sá, disse na curiosa obra: " Vida Literatura" (vol. Póstumo,) uma grande verdade, que poucos se aventuram a escrever em letra de forma:

"Quando dizemos: João é bom, queremos dizer que antes ele nos afirmou a sua admiração pelas nossas qualidades; quando dizemos: João é estúpido queremos realmente significar que ele antes não nos tirou o chapéu com amabilidade suficiente. Exatamente da mesma maneira que, quando dizemos: este poema é mau, queremos muitas vezes afirmar que o autor pensa em matéria política de forma diferente da nossa."

Mutatis mutandis: quando dizemos: este escritor é mau, é porque não tem afinidade religiosa ou política connosco.

São poucos os que analisam uma obra em total imparcialidade.

Em regra, a fama está quase sempre dependente do: talento, da capelinha política, da máquina comercial e da época em que se vive (o gosto varia consoante as décadas.)

O vulgo, que não sabe avaliar nem pensar, é sempre levado, como águas dum rio, pela Mass media; bate palmas e aplaude o que não entende, mas dizem-lhe ser bom.

Basta que em unicíssimo lhe digam: é excelente, para que as vendas subam astronomicamente.

Todos sabemos que os candidatos ao Nobel, são propostos pelos governos, que arrendam páginas na imprensa internacional e tempo de antena na Rádio e Tv.

Há firmas especializadas nesse serviço, em Estocolmo (Jerry Bergstroem AS, é uma delas) - veja-se: " O Comércio do Porto", de 6/09/99.

Suspeitava Agustina Bessa- Luís, quando participou - membro do júri -no Prémio Internacional de Literatura da União Latina, que alguns membros do júri, mal conheciam obras de alguns candidatos. (C.P.- 23/11/95)

Pelo que se disse, pode-se afirmar que o escritor, é bom ou mau, conforme a crítica vem da direita ou da esquerda.

Sem mérito, ninguém alcança o estrelato, mas desenganem-se os ingênuos, que se pode singrar sem o "jeitinho"

É costume dizer-se: "Há sempre uma grande Mulher por trás de um grande Homem", e é verdade; mas sem máquina comercial ou política, bem montada, dificilmente nasce um grande Homem.

Humberto Pinho da Silva
Enviado por Humberto Pinho da Silva em 16/09/2023
Código do texto: T7886782
Classificação de conteúdo: seguro