UMA IDEIA DENTRO DE UM SONHO

Eu sonho com um país onde os políticos sejam escolhidos pelo povo, não pelos partidos. Um país onde os partidos sejam autossuficientes, não dependentes de recursos públicos. Um país onde os políticos sejam servidores, não senhores. Um país onde os partidos sejam espaços de debate, não de conchavo.

Eu sonho com um país onde os políticos tenham vocação, não ambição. Um país onde os partidos tenham ideais, não interesses. Um país onde os políticos tenham ética, não escândalos. Um país onde os partidos tenham transparência, não segredos.

Eu sonho com um país onde os políticos sejam representantes, não privilegiados. Um país onde os partidos sejam responsáveis, não oportunistas. Um país onde os políticos sejam fiscalizados, não blindados. Um país onde os partidos sejam democráticos, não autoritários.

Eu sei que este é um sonho difícil de realizar, mas não impossível. Eu sei que este é um sonho que exige mudanças profundas na sociedade e na cultura, mas não inalcançáveis. Eu sei que este é um sonho que depende da participação e da conscientização de todos, mas não utópico.

Eu acredito que este é um sonho que vale a pena sonhar.

Armand de Saint Igarapery - Igarapé - setembro de 2023