A NAÇÃO RIO-GRANDENSE

A República Rio-Grandense, também conhecida como República de Piratini, foi um estado-nação não reconhecido formado no extremo sul do Império do Brasil, em território equivalente ao atual estado do Rio Grande do Sul. O período constituiu sendo a mais longa revolta brasileira da história1. Foi proclamada em 11 de setembro de 1836, pelo general Antônio de Sousa Neto, como consequência direta da vitória obtida por forças oligárquicas gaúchas na Batalha do Seival (1836), durante a Revolução Farroupilha (1835-1845)1. No entanto, o objetivo principal nunca foi proclamar um estado-nação próprio separado do Estado brasileiro, mas sim mostrar ao Império do Brasil que as oligarquias gaúchas não estavam satisfeitas com os altos impostos1. A Constituição da República Rio-grandense foi aprovada em 1843, em Alegrete. No entanto, as oligarquias gaúchas se consideravam brasileiras, ainda que tivessem se rebelado por essa disparidade econômica. O mesmo acontecia com a população do Rio Grande do Sul, que também se considerava brasileira, ainda que tenham sido convencidos a lutar em favor dos estancieiros gaúchos, em função dos altos impostos sobre o charque e o couro, que prejudicavam diversos setores da economia local1.

O resultado da Revolução Farroupilha foi a derrota desse movimento separatista diante das tropas imperiais, mas também podemos afirmar que os gaúchos saíram vitoriosos, ao mesmo tempo, pois conquistou direitos e reivindicações que os gaúchos tanto necessitavam1. A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi como ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense23.

A Revolução Farroupilha foi liderada por vários líderes, entre eles o estancieiro Bento Gonçalves, que foi presidente da República Rio-Grandense por algum tempo1. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro1.

20 DE SETEMBRO - DIA DO GAÚCHO

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi um conflito armado que ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1835 e 1845. O conflito foi motivado por questões políticas, econômicas e sociais e envolveu os gaúchos (habitantes do Rio Grande do Sul) que lutavam por maior autonomia e melhores condições econômicas. A revolução foi liderada por líderes como Bento Gonçalves e Antônio de Souza Neto e resultou na declaração da República Rio-Grandense em 1836. Após dez anos de lutas, a revolução terminou com a assinatura do Tratado de Poncho Verde em 1845, que concedeu anistia aos rebeldes e estabeleceu algumas concessões aos gaúchos. A Revolução Farroupilha é considerada um dos mais importantes eventos da história do Rio Grande do Sul e é comemorada anualmente no estado como o Dia do Gaúcho.