SER AGNÓSTICO

Ser agnóstico é viver na dúvida

É não saber se há um deus ou não

É não ter certeza se o absoluto

É algo que escapa à razão

Ser agnóstico é não negar nem crer

É reconhecer a limitação

Do conhecimento humano que não pode ver

O que transcende a realidade e a lógica da compreensão

Ser agnóstico é estar aberto a aprender

É buscar a verdade sem ilusão

É respeitar as crenças sem se render

Às ideologias sem fundamento ou comprovação

DEPOIMENTO DE UM AGNÓSTICO

Eu me chamo Lucas e sou agnóstico. Isso significa que eu não sei se existe um deus ou não, e que eu acho que ninguém pode saber com certeza. Eu não sou ateu, porque eu não nego a possibilidade de uma força superior que criou o universo. Mas eu também não sou religioso, porque eu não aceito nenhuma doutrina que afirma ter a verdade absoluta sobre o sentido da vida.

Eu sei que muitas pessoas me acham indeciso, confuso ou até covarde por não tomar uma posição clara sobre esse assunto. Mas eu não vejo assim. Eu vejo o agnosticismo como uma forma de humildade intelectual, de reconhecer os limites do conhecimento humano e de respeitar as diferentes crenças e opiniões.

Eu não acho que a ciência possa explicar tudo, mas eu também não acho que a fé possa resolver tudo. Eu acho que a ciência e a fé são formas diferentes de buscar a verdade, mas que nenhuma delas pode alcançar o absoluto. O absoluto é aquilo que está além da nossa compreensão, que transcende a realidade e a lógica.

Eu não tenho medo de dizer "eu não sei". Eu acho que essa é uma frase honesta e corajosa, que abre espaço para o diálogo e para o aprendizado. Eu não quero impor a minha visão para ninguém, mas eu também não quero que ninguém me imponha a sua. Eu quero viver em paz com as minhas dúvidas, com as minhas curiosidades e com as minhas escolhas.

Eu sou agnóstico porque eu acredito na liberdade de pensamento, na diversidade de ideias e na tolerância de opiniões. Eu sou agnóstico porque eu acho que o mistério da existência é algo fascinante e desafiador, que nos convida a explorar o mundo com os nossos sentidos, com a nossa razão e com a nossa emoção.

PRINCIPAIS FILÓSOFOS QUE ABORDARAM ESTE TEMA

Thomas Henry Huxley

Foi um biólogo inglês que apoiou a teoria da evolução de Charles Darwin e defendeu o papel da ciência na sociedade. Ele criou o termo “agnóstico” em 1869 para descrever sua posição de que não se pode afirmar nem negar a existência de divindades com base na ciência.

Auguste Comte

Foi um filósofo francês que fundou o positivismo, uma corrente que defendia que só se pode conhecer o que é observável e verificável pela ciência. Ele também propôs uma nova religião, a religião da humanidade, que tinha como objetivo promover a ordem social e o progresso moral baseados na razão, na ciência e na solidariedade . Ele não negava nem afirmava a existência de Deus, mas considerava que essa questão era irrelevante para a vida humana .

Herbert Spencer

Foi um filósofo inglês que desenvolveu uma teoria evolucionista da sociedade, da ética e da religião. Ele foi influenciado pelo positivismo de Comte e pela biologia de Darwin. Ele criticou as religiões reveladas por serem dogmáticas e contrárias ao progresso científico e social .

Immanuel Kant

Foi um filósofo que defendeu que não podemos conhecer a “coisa em si”, ou seja, a realidade que existe além da nossa experiência sensível. Ele também afirmou que não podemos demonstrar a existência de Deus por meio da razão pura. Ele foi um dos principais pensadores do iluminismo e fundador da filosofia crítica.