A COROA DA SANTA

O dia 12 de outubro era motivo de grande alegria no casarão azul...afinal, "seu" Salomão [meu avô - Salman El Haddad], tinha 42 netos!!! Com os 12 filhos que teve, isso era de se esperar!! Tinhamos as mais variadas idades, sendo eu e Helena, as mais novas. Minha avó era bastante rigorosa quanto a disciplina dos netos e netas junto à mesa, nas dependências da casa e quanto ao respeito com que deveriamos nos dirigir às pessoas. Todos mereciam em tratamento respeitoso, desde os peões da fazenda, até os amigos "engravatados" de meu avô. Quando estavamos sob os seus cuidados,vovó sempre nos levava à Vila, para missa de domingo. Padre Gonçãlo era amigo da família e nos recebia sempre com balas ao invés de "bolachinhas" [hóstias não consagradas] que insistiamos em pedir... Numa dessa visitas, ele contou-nos sobre a Festa da Padroeira, contou que teria a coroação da Santa...Fiquei curiosa a respeito e "metralhei" o padre com minhas perguntas. Saimos de lá, com nossos nomes na lista de meninas inscritas e com dez talões de 100 bilhetes para vender até o dia da festa.
Foi uma loucura!! Meus tios e tias compram os bilhetes, os de Helena e os meus...Tinham que ser imparciais! Afinal somos primas! Mas a guerra era com as outras meninas. Minha avó comprou vestidos novos, sapatos e meias para usarmos no dia da festa... Mas a dúvida era, qual de nós ganharia a coroa e poderia então coroar a Santa??!
No dia da entrega do dinheiro arrecadado, fomos [em família-rsrs]até a casa do padre, e depois da contagem, houve um empate entre as netas de Dona Pilar...e só havia uma coroa!!!
Quando finalmente fomos para a Vila, padre Gonçalo não sabia o que fazer...estavamos em guerra, Helena e eu. Não nos falavamos, não havia mais amizade entre nós...meu avô estava irritadíssimo com isso e falava entre dentes, que não estavamos agindo como se deve... para mim era questão de honra ganhar uma coroa e poder com isso coroar a Santa. Minutos antes, como toda criança faz, eu abri um berreiro recusando-me a subir no tablado em frente a igreja...Subiria sim, mas sozinha!!! Então deu-se o maior milagre que já ví! Meu tio Samir, o maior "pão duro da família"[certamente me matará, quando ler isso], chamou padre Gonçalo e fez uma doação em nome da sobrinha mais nova. Eu!!! Claro que isso ficou em segredo, entre ele e o padre, mas nada que eu não possa contar, afinal, ganhei uma coroa e coroei a Santa...Depois , Helena e eu fizemos as pazes e nos amamos até hoje, rimos muito disso quando nos encontramos... Afinal, somos primas e temos muitas histórias, mas, estas eu contou outro dia...
Luciah Lopez
Enviado por Luciah Lopez em 21/12/2007
Reeditado em 18/08/2009
Código do texto: T787212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.