Canção do Expedicionário

Vinte e cinco de agosto. Nesta data tão marcante para os militares de carreira que compõem as nossas forças armadas me vem à mente uma obra prima em matéria de letra e música, composta em mil novecentos e quarenta e quatro, que de tão significativa é tocada em forma de "dobrado" gênero de música criada a partir das marchas nos quartéis, cujo rítimo ajuda a manter a cadência, batida dos pés, nos desfiles militares pelas bandas marciais.

Esta maravilha chama-se Canção do Expedicionário, composta por Guilherme Almeida em oito de março, que teve parte de seus versos musicalizados pelo maestro Spartaco Rossi.

"São versos maravilhosos que retraram os valores do homem brasileiro que vai lutar levando no coração a saudade da pátria"

A canção foi criada a partir de um concurso feito pelo jornal paulistano Diário do Noite, para homenagear os "pracinhas" que compunham a Força Expedicionária Brasileira, FEB que representou o Brasil, lutando na II Guerra Mundial na Europa, Itália, onde obteve grandes vitórias como por exemplo a Tomada de Monte Castelo, que tem a lembrança eternizada em São Luís no nome de um bairro.

Foi executada de forma completa em oito de setembro pela orquestra da gravadora Odeon, tornando-se um grande sucesso, incorporando-se desde então ao repertório musical das instituições militares brasileiras e de cantos orfeônicos.

" Os versos de Almeida, na versão completa do poema, trazem referência ao Hino Nacional Brasileiro, ao poeta Gonçalves Dias, e da obra de José de Alencar, além de menções a canções bastante populares, como Meu Limão Meu Limoeiro, Luar do Sertão, Feitio de Oração, Casinha Pequenina, Casa de Caboclo etc. (...) com ênfase na letra "V" de vitória..."

Lembrando que a "divisa" no umbral das fardas dos praças, é em forma de "V" variando a quantidade conforme a patente (posição hierárquica) das instituições militares...

Prestando serviço militar em 1979, no então 24° BC (Batalhão de Caçadores) em São Luís MA, hoje 24 BIS, (Batalhão de Infantaria e Selva), muito marchei ao som deste dobrado, tocado sempre na ocasião de desfiles e mais ainda em datas específicas, sem no entanto ter conhecimento da letra deste magnífico hino, capaz de levantar o moral da tropa e de despertar o espírito cívico de cada cidadão, principalmente para quem passou por esta feliz experiência na vida.