Tristeza é Senhora

QUANDO abri hoje o caderno que anoto frases li uma de Gibran que me chamou à atenção: “Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria”. Correto. Como vibrar e reconhecer a alegria sem ter vivido a tristeza? Pode parecer algo desconexo mas é uma verdade. Abissal. Sim, porque não existe no mundo, em ambos os hemisférios, alguém que nunca sentiu tristeza.

Adoro um samba de Caetano Veloso que começa com o seguinte verso: “A tristeza é Senhora”. É vero. É uma senhora que, às vezes, é até chique. Disse Quintana: “Melancolia: maneira romântica de ficar triste”. Romain atolando-te foi ao ponto: “A vida não é triste. Tem horas tristes”.

Não sei porque estou tocando neste sssunto, talvez porque ache que a boa poesia não pode prescindir da melancolia, também pique acho a melancolia uma tristeza tipo senhora triste. Juro. Como não admirar uma mulher em estado de melancolia? Ela fica linda. Mas pessoalmente sou um escravo da alegria. Quando fico jururu sigo o conselho de Caetano no mesmo samba: “Catando mando a tristeza embora”. Acho que estou variando. Juro. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/08/2023
Código do texto: T7869178
Classificação de conteúdo: seguro