QUEM DÁ AOS POBRES...

- Dona Zelia ! Tenho uma notícia ruim! Sabe aqueles canteiros prantados cum mandioca? Pois é... Tem alguém roubandu elas... E devi chegá di madrugada, proque eu venhu bem cedo e num tem ninguém. Se pulasse o muro ou passasse debaixo da cerca...Ah!...Aí,eu veria proque já "fico de oio"no malandro.Quem é... sabe direitinho onde está a mandioca "prantada" e que tá pronta pra "coíê"! Só qué sabê da mandioca! Quando "se entope bem", larga uns pedacinhos no chão!Ou, então, é quando escuta eu chegá e aí, foge de mim!

- Mas, d.Maria a gente tem mais de um canteiro plantado... Não fará tanta falta,assim! Quem quer que seja deve estar com muita fome...Talvez, sinta vergonha!

- Olha, professora, pedir não é vregonha! Vregonha é roubá!E eu sei que agente tem mais canteru, sei disso? Mas quem tá fazendu issu vai direitinho no que tá pronto pra gente usá! Onde a mandioca é grande, bonita!Olha! Vou dá um avisu...Amanhã, eu acabo com essa farra...Num quero saber se é criança ou se é véio...É ladrão! Podia pidi, né? Mas não, o safado preferi roubá!... Deixa está...De amanhã num passa! Vou chegá de madrugada... Deixa lá!

Comecei a pensar na situação...Tinha que ser alguém estranho porque se fosse conhecido...pediria!Plantamos dois longos canteiros e queríamos usar a mandioca na merenda das crianças. Consegui isolar uma parte do quintal que era uma espécie de mangue e solicitei à Admistração Regional a orientação de um engenheiro agrícola que nos ajudasse na recuperação do terreno alagado para plantio de uma horta.Isto ocorreu e logo pudemos preparar o espaço, agora "corrigido", para fazer plantar salsa, hortelã, mandioca,abóbora, berinjela e cebola. Esta ideia surgiu quando o Estado se desentendeu com os fornecedores que lhes vendiam legumes, frutas, carnes e por um tempo difícil, a merenda ficou reduzida a chocolate e mingau.

Agora, com nossa horta, tínhamos algum recurso para evitar a fome. Podíamos fazer sopas, saladas, sucos...

De repente, d.Maria irrompeu pela Secretaria, aflita me chamando:

- Dona Zelia! Corre aqui! Peguei o ladrão de mandioca e ele é tão sem vregonha que nem ligou pra mim!Tá lá se entupindo! E não está sozinho, não!Corre! Vem ver!

Corri, atendendo aquele pedido aflito!

_ Agora vem devagar! Espia só!... O sem vergonha nem liga pra gente!

Para minha surpresa, sem a menor cerimônia, lá estava uma Mamãe Coelha e toda sua família!

Conclusão:

Aquele espaço da horta...Ganhou novos donos! A Mamãe Coelha virou sócia!

Da Costa

dacosta
Enviado por dacosta em 07/08/2023
Código do texto: T7855821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.