O Livro Proibido de Alex- Igor Banks

Em um metrô voador, passeava um menino, era o ano de 2100, na cidade de Curitiba, começo do século XXII e a neblina pairava sobre a cidade que ficou monótona após a 5° Guerra Mundial, o que já era nublado, pois nunca faz Sol em Curitiba, ficou ainda mais.

O nome do garoto era Alex , seu nome foi em homenagem a Alexandre, o grande, pois sua mãe adorava o personagem. O menino conseguiu andar pelo metrô, por um dinheiro que ele havia conseguido em uma de suas trabalhadas, ele catava lixo, e tinha apenas 10 anos, seu pai havia morrido no acidente, onde nunca encontraram o corpo. Em uma de suas catadas ele encontrou um livro estranho, ele não sabia ler, nem escrever, nunca foi a escola; mas ele pegou o livro, não sabia o que era e ficou admirado com as ilustrações e tudo que continha naquele livro, estava com ele no metrô e ficara imaginando as histórias incríveis que o livro poderia contar. Alex fazia parte do Transtorno do Espectro Autista, o que o-deixava constantemente inquieto por isso ele ficava imaginando tudo, em toda hora.

Ele chegou em casa e para sua mãe não brigar, escondeu o livro embaixo do travesseiro e foi ajudá-la no trabalho, na hora de dormir pegou o livro novamente e começou a imaginar. No outro dia ele foi atrás de sua única amiga Ludmila, que era a única pessoa em que ele confiava, e mostrou o livro para ela, que também não sabia ler e os dois ficaram imaginando as histórias incríveis que poderia estar no livro, rindo e se divertindo os dois passaram a tarde, pois não iam para a escola. Dias depois, Alex foi deitar após um dia corrido sentou-se na cama e pegou seu livro, só que nessa noite ele não estava satisfeito e decidiu que no próximo dia ele iria até uma biblioteca para encontrar o significado daquelas páginas.

No outro dia como havia dito, ele andou a pé à biblioteca e lá encontrou um livro de alfabetizado e ficou lá até fechar, foi aí que despertou seu interesse pelo estudo.

Um tempo passou, Alex cresceu e convenceu sua mãe a colocá-lo em uma escola pública, apesar de sua condição, lá ele aprendeu a ler e escrever até que um dia aos 20 anos ele achou o livro encaixotado e começou a ler.

Ao ler as páginas ele ficou admirado com que estava lendo e quanto mais ele lia e aprendia seu corpo suava frio de tensão. O livro contava a história de um menino que fugira de casa, e quando ele chegou em sua oficina criou uma inteligência artificial chamada AVIS que ela poderia ter emoções e derrotar todo o governo que assolava a cidade; com essa inteligência artificial qualquer um poderia realizar seu sonho , quando o menino do livro pegou a inteligência artificial um bando de agentes do governo havia chegado em sua casa, porém o livro terminava aí, a última página estava totalmente rasgada. Então Alex ficou curioso e ao mesmo tempo intrigado com tudo que havia descoberto, ele queria saber qual era a última página e pensou que com aquela inteligência artificial ele poderia salvar sua família. Alex voltou pra casa cheio de perguntas em sua cabeça e abismado foi andando quando encontrou com Ludmila e os dois foram andando juntos até sua casa, conversando sobre o que Alex havia descoberto.

Ao chegar em casa Alex e Ludmila mostraram o livro para a Dona Maria (mãe de Alex) todavia, o que eles não sabiam era que estavam sendo observados por guardas do governo; então os guardas atacaram e pediram para Ludmila entregar o livro mas ela não entregou e resistiu. A mãe de Alex ordenou que seu filho e Ludmila fugissem, eles fizeram a ordem da mãe com muita dor no coração; e Dona Maria foi presa no departamento de segurança do governo.

Alex havia tomado a decisão, ele iria criar essa inteligência artificial a qualquer custo, foi até a base do governo pelo mapa de acesso do livro e pegou as ferramentas .

Com várias tentativas falhas, Ludmila acabou se cansando e disse:

- Vamos desistir! Nós nos entregamos para eles e fim! Acabou esse drama.

- Não, não podemos desistir, nós vamos conseguir e é agora!

E com um clique ele havia desativado o maior sistema de segurança do mundo, o da NeoCorp, e havia construído a inteligência artificial AVIS , com a ajuda do livro. Agora, ele precisava libertar sua mãe da prisão e salvar todo o mundo desse governo tiranico e opressor.

Dias mais tarde, Alex, havia feito uma rebelião no mundo inteiro, reconhecido por uns como gênio e por outros como pilantra, Alex pegou a AVIS e com Ludmila fugiu, porém ele teve que enfrentar guardas pelo meio do caminho , e ativou sua inteligência artificial para que ela colocasse um fim naquilo, e conseguiu.

Ele conseguiu derrotar os guardas e agora estava para libertar, sua mãe. O que ele não esperava era a presença do rei do Reino do Brasil, quando viu o ditador, Alex rangeu os dentes de raiva, ele estava cara a cara com ele e agora precisava derrota-lo, Alex e Ludmila foram cercados por guardas, porém eles deram as mãos e confiaram na amizade entre eles e então disseram ao mesmo tempo:

-AVIS, destruição total!!!

E tudo se explodiu ao mesmo tempo, todos morreram, Alex olhou para os lados e sua mãe não estava mais lá, ele gritou de desespero e chorou, apenas Alex e Ludmila sobreviveram ainda de mãos dadas, os dois se abraçaram fortemente.

A ambulância atendeu Alex e Ludmila e eles conseguiram se recuperar.

Poucas dias se passaram e Alex decidiu se sentar a beira da estrada, pegou seu livro e folheou suas páginas, enquanto folheava ele lembrava de todas as coisas que tinham acontecido e lembrara do poder da amizade que uniu e salvou ele e Ludmila, então um moço sentou-se ao lado de Alex e indagou:

- Você já sabe como termina esse livro ?

-Não- disse Alex.

-Nem precisei terminar, esse livro já me salvou e salvou a minha família- continuou.

- Como?- disse o homem.

- Porque esse livro me deu o passo a passo de como salvar todos!

-Como se esse livro e um livro de ficção?- o moço indagou.

- Livro de ficção? Então como eu consegui fazer tudo aquilo?- perguntou Alex

- Simples! Porque você acreditou, e persistiu!

- Eu lia esse livro para meu filho quando ele não achava que eu tinha morrido e eu não fui impedido de ver ele! - continuou o homem com um sorriso no rosto.

- Quem é você?- perguntou Alex olhando para o homem.

- Eu sou seu pai Alex.

Eles se abraçaram emocionados, e agora Alex tinha aprendido uma lição valiosa, percebendo que o livro não foi apenas uma salvação, mas um aprendizado.

Fim.