Era uma vez uma mulher chamada Tereza que sempre se viu atraída por pessoas que, de certa forma, a adoeciam. Não importava o quão promissor parecesse um relacionamento, ela sempre acabava envolvendo-se com alguém que desestabilizava sua saúde mental.

 

Tereza era uma mulher inteligente, bonita e bem-sucedida. Ela tinha uma carreira sólida e uma personalidade cativante, mas algo dentro dela a atraía para a escuridão. Ela procurava pessoas complexas, problemáticas e intensas, cujas emoções tumultuavam tudo ao seu redor. E, inevitavelmente, esses relacionamentos a consumiam até que nada mais restasse além de mágoas e cicatrizes.

 

Dr,Freud certa vez disse: "Não adianta querer ter saúde mental, Tereza, se você só se envolve com quem te adoece!". E ele estava certo. Tereza estava presa em um ciclo vicioso, presa em um padrão de relacionamentos tóxicos que a consumia cada vez mais.

 

Ela refletia sobre a frase do Dr.Freud, perguntando-se por que continuava repetindo esse padrão. Ela tinha consciência de que merecia um relacionamento saudável, repleto de amor e cuidado. Mas algo dentro dela atraía os desequilíbrios emocionais, como um ímã para o caos.

 

Foi somente em uma tarde ensolarada de primavera que Tereza finalmente percebeu a verdade. Ela compreendeu que, por mais que estivesse consciente de seu desejo por um relacionamento saudável, algum aspecto inconsciente estava sabotando suas escolhas.

 

Ela decidiu embarcar em uma jornada de autoconhecimento e autodescoberta. Afinal, Dr. Freud também disse: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses".

 

Tereza procurou a ajuda de um terapeuta, alguém que pudesse ajudá-la a explorar os porquês de suas escolhas. E, aos poucos, ela começou a desvendar os mistérios de seu inconsciente.

 

Ela descobriu que, durante a infância, viveu em um ambiente caótico e instável. O lar onde deveria encontrar segurança e conforto era permeado por brigas constantes e tensões emocionais. Essa era a única realidade que ela conhecia, e seu inconsciente atraía relacionamentos semelhantes em uma tentativa de reparar o passado.

 

Com a compreensão desses padrões, Tereza pôde começar a mudar. Ela aprendeu a reconhecer os sinais de relacionamentos não saudáveis e a tomar decisões mais conscientes sobre com quem se envolver. Ela se permitiu abrir espaço em sua vida para pessoas que a elevavam e a ajudavam a crescer emocionalmente.

 

O caminho não foi fácil, e houve momentos em que Tereza sentiu-se tentada a voltar aos velhos hábitos. Mas ela sabia que seu bem-estar mental dependia de suas escolhas e que só ela poderia quebrar o ciclo.

 

Freud sempre afirmou que o autoconhecimento é a chave para a saúde mental, e Tereza provou que ele estava certo. Ao mergulhar em sua própria psique, ela descobriu a capacidade de escolher relacionamentos saudáveis e de finalmente libertar-se da dependência emocional que tanto a adoecera.

 

Agora, Tereza vive uma vida plena e equilibrada. Ela finalmente entendeu que merece um relacionamento que a nutra e a faça crescer, em vez de drenar suas energias. E, acima de tudo, ela percebeu que o amor próprio e a busca por saúde mental são os pilares de qualquer relacionamento saudável e feliz.

Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 25/06/2023
Código do texto: T7822327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.