Era uma vez uma jovem chamada Alice, uma sonhadora incorrigível que sempre acreditou no poder do amor. Desde pequena, ela devorava romances e contos de fadas, esperando ansiosamente pelo seu príncipe encantado. Porém, com o passar do tempo, Alice foi percebendo que o mundo real era muito mais complexo do que as histórias que ouvia na infância.

 

Quando ela alcançou a idade adulta, Alice mergulhou de cabeça nos relacionamentos, desejando encontrar sua alma gêmea. Mas, infelizmente, nem todos os envolvimentos amorosos foram como ela imaginava. Várias vezes, Alice se envolveu com pessoas que não tinham o mesmo comprometimento e interesse que ela. Foi nessas ocasiões que ela aprendeu a duras penas uma lição muito importante.

 

Certa vez, Alice apaixonou-se perdidamente por Lucas, um homem encantador e inteligente. Parecia que eles tinham muitas coisas em comum e compartilhavam os mesmos sonhos. No entanto, à medida que o relacionamento avançava, Alice começou a perceber pequenos sinais de que suas expectativas não estavam sendo correspondidas.

 

Lucas não dedicava tanto tempo a ela quanto ela a ele. Sempre parecia haver alguma desculpa para cancelar os encontros previamente marcados e, as mensagens de texto ficaram cada vez mais espaçadas. Logo, Alice percebeu que estava sendo a única a se esforçar, enquanto Lucas agia com indiferença e falta de comprometimento.

 

Frustrada e magoada, Alice decidiu aplicar o que havia aprendido. Ela sabia que a reciprocidade era a base de qualquer relacionamento saudável, e, diante da ausência dela, a única escolha era trazer o desprezo e a distância para a equação.

 

Não foi uma decisão fácil, mas Alice deu um passo atrás e começou a cuidar de si mesma. Ela deixou de esperar pelas mensagens de Lucas e procurou ocupar seu tempo com outras atividades e amizades. Ela recuperou o controle de sua vida e não permitiu que a falta de reciprocidade a definisse.

 

Com o tempo, Alice percebeu que sua atitude não tinha apenas afastado Lucas, mas também a libertou. Ela se sentiu mais confiante e segura. Descobriu que merecia amor e respeito verdadeiros, e que não precisava aceitar menos do que isso.

 

Essa experiência mudou a forma como Alice encarava seus relacionamentos. Ela aprendeu que é essencial estabelecer limites saudáveis e não se permitir ser desvalorizada. A reciprocidade é fundamental para o crescimento mútuo e, quando ausente, algumas vezes é necessário aplicar desprezo e distância para proteger a própria felicidade e bem-estar emocional.

 

Portanto, a lição que Alice aprendeu é valiosa: quando não houver reciprocidade, não se pode permitir ser tratado com indiferença. É importante reconhecer seu próprio valor e não ter medo de se afastar de relacionamentos que não atendam às suas necessidades emocionais. Afinal, todos merecem ser amados e apreciados da mesma forma que amam e apreciam os outros.

Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 25/06/2023
Reeditado em 25/06/2023
Código do texto: T7821845
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.