T e r n u r a

ACHO que quem não possui pelo menos um tiquinho do sentimento de ternura não consegue sequer chupar direito um picolé ou pirulito.

Sem ternura ninguém consegue viver de verdade, sem ternura ninguém vive, vegeta. Tem mais, os sem ternura são perigosos. A ternura é fundamental. Ela adoça a aridez da vida, reduz tensões, ilumina escuros, incita amor. A ternura nos aproxima de Deus. A ternura é uma espécie de afeto permanente. Dizia Shakespeare: “As palavras sem afeto jamais chegarão aos ouvidos de Deus”. Bingo.

Vários filósofos e estudiosos, além de psicanalistas célebres tentaram definir a ternura, mas ela não se explica e nem pode ser ensinada. Ela nasce com a gente. Adoro o que disse Cecília Meireles: “Eu não necessito sem motivo especial para ser feliz. Felicidade são pedacinhos de ternura que colho aqui é acolá”. Lindo.

No mais, acho que mesmo nos momentos dificies é preciso não abrir mão da ternura, sem ela, repito, ninguém vive. Nunca esqueço o que disse Che Guevara: “É preciso endurecer mas sem nunca perder a ternura”. Viva a ternura. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/06/2023
Código do texto: T7821767
Classificação de conteúdo: seguro