Instagran: Vídeo José Angelo Gaiarsa

 

A tempos procurava um vídeo do Dr. Gaiarsa para auxiliar no meu conhecimento "autodidata" somado a minha curiosidade na observância de posturas, reações e frustrações de pessoas, a resposta veio com uma pergunta: - O adulto que você é hoje é reflexo da criança que foi um dia?

 

🧠🧠🧠🧠REFLETINDO... Autoritarismo.

 

O autoritarismo na infância deixa cicatrizes emocionais que afeta a vida adulta. Quando criança, viver em um ambiente autoritário desencadeia sentimentos constantemente que limita a criatividade e autonomia quando adulto, o que pode desenvolver sentimentos de inadequação ao ambiente e baixa autoestima.

 

O adulto se tornar incapaz de tomar decisões independentes, além de ter dificuldades em adaptar-se a situações novas e imprevisíveis.

 

Adicionalmente, a experiência do autoritarismo na infância, onde se normaliza agressores verbais (xingamentos) e físicas (entre pessoas de laços de afeto) pode contribuir com a perpetuação de dinâmicas de poder tóxicas em sua vida adulta. Ela pode se tornar incapaz de desafiar o status quo, de se posicionar diante das situações de conflito e de manter relacionamentos saudáveis pautados no diálogo e na empatia. Além da apatia e da falta de interesse em debater ou opinar sobre assuntos de contexto social, político e cultural em que vive.

 

É essencial reconhecer a importância do diálogo, da negociação, da escuta, da brincadeira onde perder é essencial, onde se perder e usar criatividade para se achar é um meio de garantir força e confiança no seu cotidiano.

 

Com toda certeza, normalizar situações errada no meio familiar e repreender a mesma situação no meio social, só piora e confunde a criança.

 

🎯Olho ao meu redor e vejo sinais em adultos frágeis, inseguros, apáticos ou acelerados, impostores de suas decisões e enganadores usando máscaras que os protegem de serem quem de fato são.

 

O video do Dr. Gaiarsa para quem nasceu entre 80 e 90 era um alerta para os meus pais e para os seus pais, no intuito de refletir os impactos de como estavam contribuindo para formar crianças em adultos capazes de se desenvolver plenamente de maneira autônoma, criativa, justa e responsável.

 

➡️Dr.José Angelo Gaiarsa (1920-2010) psiquiatra é escritor que impulsionou na década de 80 e 90 a teórica da psicologia de performance e suas implicações junto a ética e caráter prático do indivíduo e a comunicação não verbal.

 

📚indico as leituras:

*📖Couraça Muscular do Caráter (1984)

*📖Poder e Prazer - O Livro Negro da Família, do Amor e do Sexo (1986)

*📖 Amores Perfeitos (1994)

*📖Educação Familiar e Escolar Para o Terceiro Milênio (2008)

Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 10/06/2023
Reeditado em 10/06/2023
Código do texto: T7810061
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.