SOBRE HOMENS E ANIMAIS

São inúmeros os benefícios que um animal de estimação traz para a saúde das pessoas. Alguns preferem gatos, outros tem mais amor pelos cachorros. Outros ainda, adotam outros tipos de animais, desde hamsters e papagaios, até casos extremos de pessoas que tem cobras como animais de estimação.

Sobre os primeiros, existe ainda um pouco daquele pré-conceito errôneo de que as mulheres (e os gays) preferem os gatos, enquanto que os homens gostam mais dos cuscos. Ou, como diz aquela música "Mulher e gato é em casa; homem e cachorro é na rua!'

Para quem ainda acredita nesta patacoada: Charles Bukowski, o poeta dos beberrões, era admirador de felinos e tem vários textos sobre eles. Autores célebres como Pablo Neruda e Jorge Luís Borges tambem apreciavam gatos Ao americano Ernest Hemingway, considerado um escritor "másculo", é atribuída a seguinte frase: "Um gato tem honestidade emocional absoluta. Os seres humanos, por uma razão ou outra, podem esconder seus sentimentos, mas um gato não o faz."

Piadas infames e preconceitos machistas à parte, o fato é que os profissionais da saúde cada vez mais recomendam a adoção ou convívio com algum tipo de bicho como terapia para melhora da saúde.

Não por acaso, a equinoterapia é indicada no tratamento de deficientes físicos ou mentais, trazendo como benefícios, entre outros, a melhora do equilíbrio e da postura, o denvolvimento da coordenação motora, além de facilitar a integração social.

O convívio com cachorros e gatos é indicado, entre outras coisas, para combater a solidão e a depressão. Mas os benefícios para a saúde dos humanos vão muito além disso. Um artigo no site da Revista Exame (https://exame.com/casual/9-beneficios-que-bichos-de-estimacao-trazem-a-saude) fala dos nove principais benefícios à saúde dos donos. Entre eles, que os cães ajudam a detectar alguns tipos de câncer, além de ajudar seus donos no controle do peso (as caminhadas com seus dogs). Já os gatos, ao contrário do que muitos pensam, ajudariam as crianças a adquirirem resistência às alergias, devido à convivência com os felinos desde o nascimento.

O que se faz necessário é a adoção consciente. Ter condições de tratar, cuidar, castrar e, no caso dos cachorros, mantê-los dentro do pátio para que não ofereçam riscos às pessoas. Animais são companhias fiéis e carinhosas que só trazem benefícios aos seres humanos. Que estes últimos saibam merecer o amor incondicional que os seres ditos "irracionais" oferecem.