INVEJA CABELUDA

Eu tenho uma inveja cabeluda do Humberto Gessinger. Fora ter sido o líder da banda Engenheiros do Hawaii e ter seguido uma boa carreira solo, ser o poeta por trás das letras que admiro (Refrão de um bolero, Piano bar e Pra ser sincero, citando apenas três do vasto repertório), o cara tem uma cabeleireira loira que sacode a cada nova apresentação e que faz minha calvície acentuada babar de inveja. Daí a expressão inveja cabeluda.

Assisti os Engenheiros do Hawaii em São Pedro numa noite de tempestade em outros tempos, aqueles tempos em que o Ginásio Álvaro Becker sediava a FEMASP e outros shows de porte. Bons tempos. Bons tempos.

Perdi de assistir ao show solo do Humberto Gessinger em Santa Maria em novembro do ano passado, por falta de finanças e de logística. Mas continuo admirando o letrista que escreveu as músicas citadas e outras do mesmo valor.

Muitas bandas boas ou nem tanto surgiram nos últimos tempos no Rio Grande do Sul.

"Engenheiros do Hawaii foi uma banda brasileira de rock formada no início de 1985 na cidade de Porto Alegre. Com a exceção de um pequeno hiato no final de 1996 e início de 1997, o grupo esteve na ativa até abril de 2008, quando foi anunciada uma "pausa por tempo indeterminado". Em todo esse período, foi liderado pelo multi-instrumentista Humberto Gessinger, único membro a permanecer em todas as formações da banda. (Fonte: Wikipedia).

A banda surgiu na época que outros ícones do rock gaúcho vieram à cena, como Nenhum de Nós, Garotos da Rua e TNT. Humberto Gessinger sempre compareceu com letras poéticas ou de cunho social e se mantém na ativa, tocando velhos e novos sucessos. E balançando a cabeleireira loira que invejo ao som de seus hits.

Manter a qualidade sem aderir a modismos para fazer sucesso é privilégio de poucos. Que o desminta o Serginho Moah, vocalista da banda gaúcha Papas da Língua, que se prestou a gravar um troço chamado Tô bebendo demais com um grupo da Tchê Music que não lembro o nome. Serginho, que possui um vozeirão e já fez uso dela em músicas lindas como Espelho meu poderia ter se poupado e nos poupado dessa pérola da sofrência gaúcha. Por que depois de umas latinhas, a gente se empolga com o vozeirão do cantor e canta junto...

Até onde sei, a banda Nenhum de Nós continua na ativa e o Humberto Gessinger continua se apresentando em carreira solo, com clássicos do Engenheiros do Hawaii e composições próprias.

Vida plena e cabeleireira longa a esses artistas que representam o melhor que o rock'n'roll made in RS já produziu!