Quadrinhos: literatura ou não?

Há algo peculiar na forma como a sociedade encara a literatura. Em grande parte, ela é considerada como um elemento elitizado, quase sagrado, de cultura. Livros são tratados como objetos sagrados, muitas vezes deixando de lado outros meios de comunicação, como os quadrinhos.

Os quadrinhos são uma forma de arte que mistura texto e imagem, contando histórias de maneira criativa e dinâmica. São uma forma de entretenimento e comunicação que existe há mais de um século. Apesar disso, ainda há muitos que não consideram quadrinhos como uma forma legítima de literatura.

A razão para isso pode ser encontrada em como os quadrinhos foram historicamente comercializados. Por muito tempo, eles foram vistos como uma forma de entretenimento infantil, sem muito valor literário. O mercado de quadrinhos também foi amplamente dominado por histórias de super-heróis, o que não ajudou muito na percepção pública deles.

Mas a verdade é que os quadrinhos são muito mais do que isso. Quadrinhos abordam temas sérios e profundos, como política, guerra, amor, família, e muito mais. Eles podem ser utilizados para ensinar, para fazer comentários sociais, e até mesmo para explorar o subconsciente humano.

É importante mudar a percepção pública em relação aos quadrinhos e valorizar o que eles têm a oferecer. Se as pessoas se permitirem experimentar as diversas e complexas histórias dos quadrinhos, eles vão descobrir um meio que é tão artístico e literário quanto qualquer outro. Afinal de contas, assim como qualquer outra forma de literatura, os quadrinhos podem transportar seus leitores para mundos completamente novos, provocar reflexões profundas e emocionar com suas histórias.

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que tem como objetivo preservar a língua e a cultura brasileiras, além de promover e estimular a produção literária. Apesar de ter sido fundada em 1897, muito antes da popularização dos quadrinhos, ela ainda é considerada uma referência na cultura literária do país.

Entretanto, é importante destacar que a Academia Brasileira de Letras não é uma instituição monolítica e sua posição em relação aos quadrinhos pode variar de acordo com os seus membros. Alguns acadêmicos já defenderam a literatura em quadrinhos, enquanto outros permanecem mais conservadores e tradicionais.

A resistência em relação aos quadrinhos pode ser explicada por uma série de fatores, incluindo a falta de compreensão e apreciação da complexidade da linguagem dos quadrinhos, a crença de que os quadrinhos são uma forma de entretenimento inferior e infantil, além de preconceitos culturais e estéticos.

No entanto, é importante destacar que a literatura em quadrinhos é uma forma legítima de arte e literatura, que aborda temas relevantes e complexos, além de possuir uma linguagem única e poderosa. Com o tempo, espera-se que a Academia Brasileira de Letras possa se abrir mais para essa forma de expressão e reconhecer seu valor e importância para a cultura brasileira

A resistência a considerar os quadrinhos como literatura é uma injustiça para com o meio. Quadrinhos são uma forma de arte em constante evolução, com muitos títulos tão relevantes e emocionantes quanto os melhores romances. Eles merecem ser vistos como uma forma válida de expressão artística e literária, não como um entretenimento infantil menor.

Ricardo Miranda Filho
Enviado por Ricardo Miranda Filho em 02/05/2023
Código do texto: T7777948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.