D. JOÃO DA CAMARA. UM HOMEM BOM

Para mim, escrever sobre D. João da Camara, é um prazer; e minha alma inunda-se de rejubilada alegria, porque era simples e humilde, como os mais humildes.

Dele, contam-se comoventes e curiosos episódios de extrema bondade. Gabriela Castelo Branco, ao entrevistar Dona Maria de Jesus, filha do dramaturgo, e sua mãe, Dona Eugenia de Melo Breyner da Camara, in: “ Diário de Lisboa”, de 12/02/1943, asseverou emocionada: Escutei da boca da filha do escritor, generosos gestos, do pai, de grande ternura. D. João da Camara era descendente dos Lafões e Ribeira Grande, cujas raízes, mergulham no conhecido navegador, João Gonçalves Zarco, e de célebres figuras da nossa história, como: D. Francisco de Almeida, Marquês de Alorna, D. Nuno Alvares Pereira, e até do Santo Duque de Gandia – S. Francisco de Borja.

D. João da Camara, além da atividade teatral, era escritor e cronista assíduo, da: “ Gazeta de Notícias” e “Correio da Manhã”, ambos do Rio de Janeiro; e articulista do: “Ocidente” – revista lisboeta, – que lhe deu reputação e prestigio.

Mas, quiçá, a faceta menos conhecida e merecedora de mais ser lembrada, foi a enorme bondade.

Conta, Dona Maria Emília, sua neta, que certa vez, condoído da procissão de pedinte, tirou “ dos seus ombros o único capote que tinha, para o pôr nas costas de um pobre.”

E Júlio Dantes – in: “Ilustração Portuguesa”, de 6/01/1908, – lembra: em frigidíssima noite, enquanto aguardava o elétrico, que o levaria a casa, deparou com mulher mal enroupada: “ Chama a preta, deu-lhe o tostão – toda a riqueza naquela noite, – resignadamente, docemente, num sorriso tranquilo, levantou a pala do casaco, arregaçou as calças e meteu-se à chuva, a pé, a caminho da Junqueira.”

Certa vez, narra agora, Adriano Xavier Cordeiro, no: “Almanaque das Lembranças”, de 1909: ficou retido no quarto. Um dos filhos, estranhou. Interrogado o motivo, respondeu: que rapaz conhecido, fora de manhã, solicitar-lhe calçado decente. Para acudir, cedeu-lhe as botas.

E, quando o filho, replicou: por que entregara as novas, que não usava, por serem apertadas? Atalhou, encolhido:

- “ Pois sim; mas ele tem o meu pé! …”

Certa ocasião, o jure do Conservatório, formado por Eduardo Shwalbach, D João da Camara, Júlio Dantas, Carlos Malheiro Dias, Henrique Lopes Mendonça, Maximiliano de Azevedo, examinava os candidatos.

Apareceu, perante os jurados, menina pálida de pavor, de vestidinho sóbrio, que mal balbuciava palavra, tão pesado era o medo, que a tomara.

Bem insistia Schwalbach, para declamar poema, mas a menina – Maria Matos, – balanceava nervosamente a saia, e de cabeça inclinada de pejo, murmurou:

- “ Não sei…Nunca recitei…”Abriu-se largo silencio. Entreolharam-se os examinadorNo vão da janela, encontrava-se D. João da Camara. Voltou-se. De sorriso bom e franco, abeirou-se de Maria Matos, e em voz amiga, sussurrou-lhe:

- “ Diga a Avé-Maria…”

Ganhando ânimo, a menina empertigou-se, e recitou, docemente, tão compenetrada, que os presentes, em uníssono, declararam:

- “ Estás admitida! …”

Não é, portanto, de admirar, que Maria Matos – atriz de reconhecido mérito, – sempre que era assaltada pela tristeza ou sério problema angustiante, abeirava-se do jazigo, do dramaturgo, e “dialogava”, pedindo-lhe conselhos.

Quem o diz, é Dona Emília da Camara Almeida Garrett, em missiva endereçada de Castelo Branco – 28/06/1910. Carta que minha querida amiga a Senhora Dona Maria Eugenia da Camara Rebello de Andrade, neta do escritor, teve a gentileza de ma mostrar.

Seis dias depois de D. João da Camara completar 55 anos, falecia no quarto contíguo em que nascera. Antes porém, despediu-se de todos, rogando que o não chorassem; e cerrando as pálpebras, rezou o Pai-Nosso, e para sempre dormiu…

Foram estas as últimas palavras, segundo o filho José:

- “ Quero morrer bem com Deus e com todos os meus amigos. Digam-lhes: que a todos muito quis, e desejo-lhes felicidade. Sempre fui muito religioso e espero que vocês o sejam; e nunca tenham a cobardia de o não confessar bem alto. O homem, que não acredita em Deus, não pode ser um bom amigo. Quero, também, que mandem dizer para o Brasil, que morri com todos os sacramentos da Igreja, e que sempre fui religioso.”

Termino com palavras de Fialho de Almeida, escritas em:” Figuras de Destaque”:

“ Este que caiu hoje, era um dos cinco ou seis, que ainda em Portugal, mereciam o nome de homem de letras e de artistas

D. JOÃO DA CAMARA

UN HOMME BON

Par Humberto Pinho da Silva

Ecrire sur D. João da Camara est un plaisir pour moi. Mon âme est remplie de joie, car c’était un homme simple et humble parmi les plus humbles.

On raconte sur lui des épisodes touchants et surprenants d'une extrême bonté. Gabriela Castelo Branco, lors d'une interview avec Dona Maria de Jesus, fille du dramaturge, et avec sa mère, Dona Eugenia de Melo Breyner da Camara, dans le Diário de Lisboa du 12/02/1943, a affirmé avec émotion : j'ai entendu de la bouche de la fille de l'écrivain, les gestes charitables de son père d'un grand dévouement. D. João da Camara était un descendant des Lafões et originaire de Ribeira Grande dont les racines remontent à celles du navigateur bien connu João Gonçalves Zarco et des célèbres personnages de notre histoire tels que D. Francisco de Almeida, Marquês de Alorna, D. Nuno Alvares Pereira et même Saint Duque de Gandia – S. Francisco de Borja.

Outre son activité théâtrale, D. João da Camara était un écrivain et un chroniqueur assidu pour la Gazeta de Notícias et le Correio da Manhã - tous deux de Rio de Janeiro - et écrivain de l’Ocidente - magazine de Lisbonne - lequel lui a valu sa réputation et son prestige.

Sans doute, l'aspect le moins connu et qui mérite le plus d’être rappelé fut son énorme bonté.

Dona Maria Emília, sa petite-fille, nous raconte qu'une fois, accablé par un cortège de mendiants, il ôta " de ses épaules le seul manteau qu'il avait pour le mettre sur le dos d'un pauvre homme. "

Júlio Dantes rappelle dans Ilustração Portuguesa du 6/01/1908 que, par une nuit très glaciale, alors qu’il attendait le tramway qui le ramènerait chez lui, il est tombé sur une femme mal habillée : " Il appelle la femme noire, lui donna un sou – toute sa richesse de cette nuit-là – avec résignation, douceur et un sourire tranquille, il souleva le rabat de son manteau, remonta son pantalon et alla sous la pluie, à pied, en route pour la Junqueira. "

Une autre fois, évoque maintenant Adriano Xavier Cordeiro dans Almanaque das Lembranças de 1909, il est resté enfermé dans sa chambre. Un de ses enfants trouva cela curieux. Interrogé sur le motif, il a répondu : qu’un garçon qu’il connaissait était venu le matin lui demander des chaussures décentes. Pour lui venir en aider, il lui a donné ses bottes.

Et, quand son fils répliqua : pourquoi lui avoir remis les nouvelles, que vous ne n’utilisez pas, parce qu’elles étaient serrées ? Il répondit, recroquevillé :

- " Et bien oui, mais il a ma pointure ! … "

Une fois, le jury du Conservatoire, formé par Eduardo Shwalbach, D João da Camara, Júlio Dantas, Carlos Malheiro Dias, Henrique Lopes Mendonça et Maximiliano de Azevedo, auditionnait les candidats.

Est apparue, devant les jurés, une jeune fille pâle de terreur, vêtue d'une robe sobre, qui balbutiait à peine un mot, tant la peur qui la prenait était grande.

Schwalbach insistait bien pour qu’elle déclame un poème, mais la jeune fille - Maria Matos - secouait nerveusement sa jupe et, inclinant sa tête, murmura :

- " Je ne sais pas... Je n'ai jamais récité... "

A la fenêtre, se tenait D. João da Camara. Il se retourna. Avec un sourire bon et franc, il s'approcha de Maria Matos, et d'une voix amicale, murmura :

- " Dites l’Ave Maria ... "

Encouragée, la jeune fille se contraint et récita, doucement, si bouleversée, que les personnes présentes déclarèrent à l'unisson :

- " Vous êtes admise ! … "

Il n'est donc pas étonnant que Maria Matos – une actrice dont le mérite est reconnu – chaque fois qu'elle était assaillie par la tristesse ou par un sérieux problème angoissant, s'approchait de la tombe du dramaturge et " dialoguait " avec lui, lui demandant conseil.

Celle qui raconte cela est Dona Emília da Camara Almeida Garrett dans une missive adressée à Castelo Branco (28/06/1910). Lettre que ma chère amie Madame Dona Eugenia da Camara Rebello de Andrade, petite-fille de l'écrivain, a eu la gentillesse de me montrer.

Six jours après que D. João da Camara a eu 55 ans, il est décédé dans une chambre voisine à celle où il était né. Mais d’abord, il prit congé de tout le monde, priant pour qu'ils ne pleurent pas et, fermant ses paupières, il pria le Notre Père et s’endormi pour toujours...

Selon son fils José, ses derniers mots furent les suivants :

- " Je veux mourir en paix avec Dieu et avec tous mes amis. Dites-leur : que je les ai tous aimé et que je leur souhaite du bonheur. J'ai toujours été très religieux et j'espère que vous l'êtes et n’ayez jamais la lâcheté de ne pas le confesser à haute voix. L'homme qui ne croit pas en Dieu ne peut pas être un bon ami. Je veux aussi qu'ils disent au Brésil que je suis mort avec tous les sacrements de l'Église et que j'ai toujours été religieux. "

Je termine avec les mots de Fialho de Almeida rédigés dans Figuras de Destaque : " Celui qui est tombé aujourd'hui était l'un des cinq ou six qui, encore au Portugal, méritaient le nom d'homme de lettres et d’artistes. "

Humberto Pinho da Silva
Enviado por Humberto Pinho da Silva em 14/04/2023
Reeditado em 14/04/2023
Código do texto: T7763351
Classificação de conteúdo: seguro